sexta-feira, 11 de outubro de 2013

5º Circuito Estadual das Artes continua em Queimados

 A cidade recebe sete intervenções culturais, incluindo oficinas de formação técnica e gratuita

Texto e fotos: Dine Estela 

O 5º Circuito Estadual das Artes passou por Queimados no último final de semana com várias oficinas de teatro e irá apresentar até o final de outubro outras sete intervenções culturais com espetáculos,  formação e capacitação técnica dos atores culturais e público em geral. As oficinas do Bando Filhotes de Leão, que estiveram na cidade neste final semana, voltam no próximo domingo (13), às 13h no Circo Baixada (à rua o, nº. 2.597, Bairro Fanchen). As apresentações irão até o dia 30 de novembro. A participação é limitada a 20 pessoas por oficina e deve ser pré-agendada pelo telefone: 2663-2170. Classificação 16 anos.

O Secretário de cultura Antônio Almeida, passou pelas oficinas deste final de semana e se encantou com a proposta do grupo. “Estamos com vários projetos em vista, em que,  iremos valorizar também os artistas do teatro e da dança e gostei muito da metodologia do grupo, muito parecida com as oficinas que já realizamos pela secretaria e que poderão qualificar ainda mais os artistas da cidade para que possam participar das próximas seleções”, adiantou Antônio.

No dia 25 de outubro, tem a peça infantil “Histórias que a Eco Canta”, às 15h, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, S/nº, Vila Pacaembu, entrada principal da cidade). A Eco também irá oferecer neste dia, às 16h, oficinas de confecção de bonecos de jornal e distribuição gratuita do livro – Histórias que a Eco Canta.

No dia 1 de novembro, às 21h, farão uma apresentação das oficinas que serão disponibilizadas, no entanto, os  interessados em participar já poderão se inscrever gratuitamente.

Dia 30 de novembro é a vez da peça “Sete Ventos” de Débora Almeida, às 19h. O monólogo é baseado em depoimentos de mulheres negras e na mitologia de Iansã e conta a história de Bárbara, escritora, filha de Iansã, que revive as histórias de sete mulheres que a influenciam, mostrando a história do próprio negro brasileiro, que tenta reconstruir sua história e sua identidade, cercado pelas contradições do seu cotidiano. Há também música e dança. Classificação 14 anos. Após o espetáculo ocorrerão palestras sobre o processo de criação e as temáticas abordadas, às 20h, ambas no Teatro Escola Marlice (endereço acima).

De 28 a 31 de outubro, das 19h às 22h 2 e 3 de novembro das 9h às 15h, o 5ª Circuito apresenta a oficina de intercâmbio artístico e capacitação técnica “Meu corpo é minha política em intercâmbio com a Cia Teatral Queimados Encena de Queimados e destinam-se a atores, performers e interessados com ou sem experiência em teatro. Nela, os participantes investigarão as fronteiras entre teatro e performance, partindo da composição de figuras, diálogo com objetos e ressignificações do espaço. Estas oficinas também serão realizadas no Circo Baixada.

Histórias que a Eco Canta da Cia Escaramucha de Teatro tem o texto e direção de Ilo Grugli, fundador e diretor de um dos principais grupos do país, o Grupo Ventoforte. A peça reúne oito atores em torno de Três contos do escritor Oscar Wilde: O Aniversário da Infantaria, O Rouxinol e a Roa e “O Gigante Egoísta”. No primeiro, um anão se apaixona por uma princesa. No segundo, um Rouxinol se sacrifica por uma rosa vermelha, que dará a um rapaz o amor da sua vida. Por último, o elenco narra a história de um gigante que proíbe crianças de brinca em seu jardim. A passagem de uma trama para a seguinte é feita sutilmente. Embalados pela trilha sonora de Caique Botkayl, outro criador do Ventoforte, os atores encarnam papéis variados, além de cantar e tocar ao vivo.

SERVIÇO: 5º CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES EM QUEIMADOS
Dias: 5 e 6/10 e 12 e 13/10  - Oficinas do Bando Filhotes de Leão a partir das 13h
Local: Circo Baixada (à rua o, nº. 2.597, Bairro Fanchen)
Horário:  a partir das 13h.

Dia: 25/10 - A peça infantil “Histórias que a Eco Canta”,
Local: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, S/nº, Vila Pacaembu, entrada principal da cidade).
Hora: 15h
16h: A Eco também irá oferecer neste dia, às 16h, oficinas de confecção de bonecos de jornal e distribuição gratuita do livro – Histórias que a Eco Canta.

De 28 a 31 de outubro, das 19h às 22h e  2 e 30 de novembro das 9h às 15h - Oficina de intercâmbio artístico e capacitação técnica “Meu corpo é minha política em intercâmbio com a Cia Teatral Queimados Encena de Queimados e destinam-se a atores, performers e interessados com ou sem experiência em teatro. Nela, os participantes investigarão as fronteiras entre teatro e performance, partindo da composição de figuras, diálogo com objetos e ressignificações do espaço.
Local: Circo Baixada (à rua o, nº. 2.597, Bairro Fanchen)
Horários: das 9h às 15h e 19h às 22h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.