terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ação social “Cidadania direito de todos” registra mais de mil atendimentos em Queimados

Fotos: Ian Marlon
Texto: Felipe Carvalho
Emissão e fotografias para documentação, atendimento jurídico e cadastro no Programa Bolsa Família. Esses são alguns dos serviços, que foram oferecidos na Ação Social “Cidadania direito de todos”, que foi promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Queimados, através da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais, no último sábado, 5, na Sede do Queimados Futebol Clube. Foram realizados 1.287 atendimentos durante a Ação, que contou com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e da Terceira Idade, das secretarias de Estado de Trabalho e Renda, de Transporte, DETRAN-RJ, PROCON, Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), Fundação Leão XIII, Correios e da concessionária Ligth.

A vice-prefeita e coordenadora executiva de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, que representou o Prefeito Max Lemos na atividade, afirmou que para acompanhar o crescimento econômico do município, se faz necessário também cuidar das pessoas. “A gente sabe que tem esses serviços aqui na cidade, mas poder concentrá-los em um mesmo lugar e ainda com a gratuidade é muito bacana principalmente para quem precisa. Agradeço ao Governo do Estado por estar trazendo esta ação para a nossa cidade, que é uma parceria em prol da cidadania. O importante é o esforço coletivo de todos na agilidade dos serviços em um só lugar”, destacou Márcia.

O Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, promete ainda mais parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. “Tenho muito carinho por este município porque reconheço nos rostos destas pessoas as dificuldades para se conseguir um trabalho e resolver os problemas cotidianos, minimizados pela boa vontade política de um gestor de verdade, como tem se revelado o prefeito Max Lemos. Estamos à disposição no Estado para que estas ações sejam uma constante em Queimados. Ainda neste mês, iremos realizar essa Ação nos Bairros: Jardim da Fonte e Fanchem”, contou Zaqueu.

Facilidade de acesso aos serviços

Dentre os serviços oferecidos estavam isenção para emissão de segunda via de documentos, emissão de segunda via de certidões de óbito, casamento, nascimento, primeira e segunda via de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, balcão de emprego, informações sobre banco postal, programa SOS Criança Desaparecida, programa Rio Sem Homofobia, direitos do consumidor, emissão do vale social, inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, serviços de saúde, Ouvidoria da Terceira Idade, ação educativa de combate à violência contra a mulher e recreação infantil.


A dona de casa, Marcileia Freitas, 36, esteve na ação para pegar a isenção da segunda via do registro de nascimento dos dois filhos. “As certidões deles estão rasgadas e pouco legíveis, o que atrapalha na hora de tirar outros documentos. Estou há mais de um ano para tirar novos documentos, mas não tinha dinheiro para pagar, agora vou poder resolver a questão” disse Marcileia.  Quem também aproveitou a Ação para cuidar da documentação foi Mayara dos Santos, 24, que está grávida de oito meses. “Meu neném vai nascer este mês e precisava tirar os documentos. Achei que não daria tempo e que poderia correr o risco de não conseguir tirar o registro da Manuela, que nasce no final deste mês. Agora estou mais tranquila”, finalizou Mayara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.