terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ação social 'Cidadania direito de todos' registra mais de 2 mil atendimentos em Queimados

Texto: Felipe Carvalho/ Fotos: Ian Marlon
A manhã do último sábado, 26, foi especial para a dona de casa, Julia Maria da Conceição, 77, moradora da Rua Delclécio Lopes da Costa no Bairro Jardim da Fonte, que estava com documentação vencida há anos, cadeira de rodas ultrapassada, sem fralda higiênica e precisava verificar a pressão e glicose. Além de dona Maria, mais  de 1.500 pessoas  passaram pela Ação Social "Cidadania Direito de Todos" realizada na Escola Municipal Maria Corágio Pereira Xanchão. Os presentes na Ação, puderam realizar uma série de serviços gratuitos, entre eles a isenção para emissão de segunda via de documentos, emissão de segunda via de certidões de óbito, casamento, nascimento, primeira e segunda via de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, balcão de emprego, informações sobre banco postal, programa SOS Criança Desaparecida, programa Rio Sem Homofobia, direitos do consumidor, emissão do vale social, inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, serviços de saúde, Ouvidoria da Terceira Idade, ação educativa de combate à violência contra a mulher e recreação infantil.
A Ação Social "Cidadania Direito de Todos" foi promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Queimados, através da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais e contou com a participação  das secretarias municipais de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde e da Terceira Idade, das secretarias de Estado de Trabalho e Renda, de Transporte, DETRAN-RJ, PROCON, Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), Fundação Leão XIII, Correios e da concessionária Ligth. Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita, Márcia Teixeira, que representou o Prefeito Max Lemos, o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o Secretário Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, José Ribamar Dadinho, o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira e a Secretária Municipal de Educação, Professora Mirian Motta.
A Vice-Prefeita e Coordenadora de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, participou no evento e fez questão de parar em todas as tendas e cumprimentar profissionais e usuários dos serviços.  Em seu discurso, Márcia falou sobre a importância das ações sociais nos bairros: “Precisamos diminuir a distância entre os serviços do Estado e a população. O objetivo é atender as necessidades do povo, sem tirá-los do seu próprio bairro. Fico muito feliz em ver que estamos conseguindo alcançar  nossas metas: evitar a burocracia dos serviços e atender a necessidade das pessoas. Estamos viabilizando ainda com a nossa Secretária de Educação, Mirian Motta, para levar para as escolas do município um programa do Estado que trata da documentação básica para crianças com menos de 12 anos”, contou Márcia.
Zaqueu Teixeira, Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou a relevância da cooperação conjunta entre estado e município na realização de ações que levam facilidade à sociedade: “Já chegamos à conclusão que, quando fazemos parcerias, fica mais fácil trabalhar. E em Queimados a união entre Governo Estadual e Municipal é que faz o sucesso de eventos como este. Tenho muito carinho por este município porque reconheço nos rostos destas pessoas as dificuldades para se conseguir um trabalho e resolver os problemas cotidianos, minimizados pela boa vontade política de um gestor de verdade, como tem se revelado o prefeito Max Lemos", disse Zaqueu.
Facilidade de acesso aos serviços
E a dona de casa Julia da Conceição? Com um sorriso no rosto por ter conseguido uma nova cadeira de rodas, uma cadeira higiênica e o cadastro no programa da Prefeitura, que fornecerá fraldas descartáveis gratuitas, dona Julia, acompanhada das netas Gesiane Monteiro, 30, Júlia Teixeira, 20 e Diandra Teixeira, 17, afirmou que ação social trouxe para todos os moradores a facilidade que imaginava não existir no serviço público. "Foi muito positiva a Ação de hoje, posso dizer que foi coisa de Deus na minha vida. Minha família não estava tendo condições de arcar com as minhas despesas com as fraldas descartáveis e não tinha dinheiro para comprar uma nova cadeira de rodas e uma que eu pudesse ir ao banheiro com mais facilidade. Só tenho a agradecer aos órgãos envolvidos de realizar esta ação ao lado da minha casa", destacou dona Julia.
A dona de casa, Ivonete Jesuino, 32, moradora da Rua Rafael Bruval, também localizada no Bairro Jardim da Fonte precisava tirar a carteira de trabalho para tentar arrumar um emprego. Ela destaca a facilidade de acesso aos serviços gratuitos com a Ação. "Esta ação quebra a burocracia, pois consegui resolver meu problema com documentação em poucos minutos. Se fosse resolver normalmente, iria demorar cerca de duas horas" ressaltou Ivonete. A cunhada de Ivonete, a também dona de casa, Claudia Silva de Souza, 38, levou os filhos Adriano, 7, Alexandra, 6, Wallace, 4, e Fabiano, 2, e a sobrinha Glória Maria, 2, para a recreação infantil. "Enquanto resolvemos nosso problema de documentação, nossas crianças ficam brincando no pula pula, cama elástica. É um lazer que eles não têm. Foi um dia muito especial", finalizou Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.