terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alunos produtores de curtas metragens ganham sala de cinema

Integrantes do Cine Laranjeira do Ciep 396 - Luiz Peixoto
Foi inaugurado nesta terça-feira, dia 22 de outubro, o Cine Clube “Cine Laranjeira” no CIEP 396 – Luiz Peixoto, no Fanchem, em Queimados. A iniciativa faz parte do Programa Cinema Para Todos, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). O Cine Laranjeira consiste em uma sala de cinema aberta aos alunos e ao público em geral com exibição de filmes em dois dias da semana: quarta-feira, às 15h, e sexta-feira, às 8h. O espaço vai contar também com mais de 200 filmes em seu acervo.   

Em junho deste ano, a escola estadual foi selecionada para participar do programa de produção audiovisual que ensinou alunos do ensino médio da rede pública técnicas de filmagem e edição de vídeos para produção de curtas metragens. Ao todo, 17 alunos participaram de oficinas com cineclubistas da Baixada Fluminense e aprenderam a produção filmes que concorreram com demais escolas da rede de ensino.

Vice-prefeita Márcia Teixeira (ao centro) com alunos
Para a vice-prefeita e coordenadora executiva de Políticas Sociais de Queimados, Márcia Teixeira, o projeto vai proporcionar acesso de jovens ao cinema e a produção audiovisual, além de propagar a cultura cinematográfica na cidade. “Os alunos estão de parabéns por acreditaram no seu próprio potencial. É muito bom ver que a nossa juventude está interessada em cultura e que terão acesso a filmes. Ter um cinema na cidade é super importante para incentivar à Cultura e para afastar os jovens  da violência e das drogas. Aqui eles podem desenvolver sua criatividade e intelecto com a produção de filmes”, comentou Márcia Teixeira. 

Na inauguração, os integrantes do Cine Laranjeira apresentaram seus curtas e documentários “Até que o ritmo nos separe”, “Verdade Oculta” e “15:15”. Os filmes foram produzidos com auxílio de máquinas fotográficas e celulares. O curta "15:15", que fala sobre os perigos do bullying nas salas de aula, recebeu menção honrosa pela Coordenadoria do  programa Cinema Para Todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.