terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conselheiros de Meio Ambiente são capacitados em Queimados


Com o intuito de orientar a atuação dos conselheiros municipais, mostrando a importância de suas atribuições e incentivando o controle social, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria do Ambiente está realizando entre os meses de setembro a novembro o primeiro Ciclo de Palestras do Município. Na última atividade realizada no dia 15 de outubro no Teatro Municipal Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, o tema abordado foi: “O papel dos Conselhos Municipais”, desde a composição e sua função até a importância dos conselheiros como multiplicadores de informações e reais representantes da sociedade nas decisões de interesse das comunidades sobre as questões de preservação aliadas ao desenvolvimento sustentável.

Estiveram presentes na atividade, o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o de Urbanismo, André Bianche, que representaram o Prefeito Max Lemos, a Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Simone Holanda, a Engenheira Florestal do Instituto Terra, Lorena Andrade, que foi a responsável por ministrar a palestra do dia, diversos conselheiros municipais,  além  de conselheiros de outros municípios da Baixada Fluminense, como Japeri e Paracambi.

A próxima palestra será realizada no dia 30 de outubro, às 9 horas, também no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu). O tema será: “O Lixo na Produção de Brinquedos Criativos”, com o artista plástico Deneir Martins. A entrada é gratuita e com direito a certificado de participação. Inscrições podem ser feitas no local no dia do evento ou de forma antecipada pelo e-mail reflexoesverdes@gmail.com.

Capacitação

O Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas afirmou que o primeiro Ciclo de Palestras deve ser encarado como uma forma de capacitar os conselheiros municipais e ressaltou que a atividade também está aberta a toda população que deseja ampliar seus conhecimentos na temática ambiental. “Quem deseja fazer parte de um conselho municipal, buscar conhecimento sobre as responsabilidades do cargo e participar de palestras, cursos e seminários voltados para o tema, o nosso ciclo de palestras é uma boa oportunidade”, frisou Dornellas.

Maria Regina de Roldão Evangelista, que é conselheira municipal de Meio Ambiente, representando o Sindicato dos Servidores Públicos de Queimados, destacou a importância do ciclo de palestras. “Sempre é bom aprendermos algo novo, principalmente nós conselheiros que deliberamos políticas públicas. Participei de todas as palestras até agora, a primeira sobre desenvolvimento sustentável, depois sobre licenciamento ambiental e por último a importância dos conselhos municipais. Está sendo muito bom poder ampliar o conhecimento nessas áreas”, finalizou Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.