quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Idosos ganham mais qualidade de vida com academia a céu aberto em Queimados

Programa do Estado oferece aulas de ginástica gratuitas com aparelhos e profissionais

Descerramento de placa da academia
Os Idosos de Queimados ganharam mais um motivo para comemorar. Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 15 de outubro, a segunda academia a céu aberto totalmente equipada com aparelhos de ginástica para a terceira idade. A Prefeitura de Queimados, em parceria com a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Estado, implantou a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) na Rua Moabi, s/nº - Dona Branca (ao lado do túnel sob a linha férrea). A primeira academia foi inaugurada no bairro São Miguel, no mês de agosto deste ano.   

Secretário Marcus Vinícius e Max Lemos praticam exercícios 
Iniciativa do Programa 3ª Idade com Qualidade, da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Estado, o objetivo da ATI é combater o sedentarismo, estimular a prática de exercícios físicos e aumentar a qualidade de vida dos idosos da região. A inauguração da academia contou com presença do prefeito Max Lemos, do secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira, do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, e demais autoridades municipais como secretários e vereadores.    

Criado em agosto de 2009, as academias promovem a atividade física utilizando aparelhos de ginástica ao ar livre específicos para a prática de treino de força e aeróbico em praças e parques. Os municípios que recebem as academias são escolhidos de acordo com a quantidade de idosos.  

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, a academia não terá apenas equipamentos de ginástica, mas também uma equipe de profissionais para ajudar os idosos nas aulas de ginástica. “Aqui não terá só equipamentos. Vale lembrar que o projeto inclui ainda uma equipe qualificada para atender as turmas de idosos. Essa é a prova mais uma vez que parceria da Prefeitura com o Governo do Estado tem dado certo”, comentou Max Lemos, que adiantou a intenção de inaugurar mais quatro academias. “Até o final vamos inaugurar o Centro de Esporte e Lazer do Idoso, na Vila Olímpica, com equipamentos modernos e piscina de hidroginástica. Também queremos trazer mais quatro academias em parceria com o Estado. Devemos valorizar a terceira idade, sempre. Quem não respeita os idosos, não respeita a história”, comentou o prefeito.

Aumento da qualidade de vida

Para o secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira, a atividade física para os idosos é muito importante não só para cuidar do corpo, mas também para cuidar da mente. “A academia não é apenas um conjunto de aparelhos de ginástica, ela vai contar com uma de equipe composta por nutricionista, professor de educação física, técnico de enfermagem e instrutores. Nosso objetivo com o programa é atender todo o Estado e dar mais qualidade de vida para os idosos”, destacou Marcus Vinícius           

A academia conta com aparelhos de bicicleta, esquiador duplo, peitoral, massageador lombar, abdominal, exercitador de pernas, giro vertical, entre outros. As atividades de ginástica irão acontecer de segunda a sexta-feira, em dois períodos: sempre das 7h às 10h e das 16h às 19h. Cada academia terá duas turmas por hora. No total, são 12 turmas por dia. Ao todo, quase 300 idosos vão participar das atividades de ginástica o céu aberto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.