quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Médica uruguaia começou a trabalhar em Queimados

Texto: Dine Estela 
Fotos: Luiz Ambrosio

A cidade recebeu mais quatro médicos cubanos esta semana

Dona Maria da Graça aproveitou para levar
sua filha para uma consulta de pré-natal hoje
Os pacientes do bairro Jardim da Fonte em Queimados já podem comemorar. Mais de um mês depois de estar hospedada na cidade, aguardando a liberação do seu CRM pelo Conselho Regional de Medicina do Rio, a uruguaia, Dr.ª Ximena Dastugue teve o seu primeiro dia de trabalho nesta quarta (30). O registro agora foi liberado pelo Ministério da Saúde. De posse do RMS (Registro do Ministério da Saúde), a médica começou sua rotina às 8h da manhã e deve atender entre 15 a 20 pacientes por dia. As consultas são marcadas previamente por uma equipe de agentes do PSF (Programa de Saúde da Família) que visitam os moradores para agendar as consultas.
Para Natália Maria, grávida de sete meses, a chegada da médica irá facilitar muito sua rotina. “Tenho outro filho pequeno de três anos e consultar perto de casa irá facilitar muito a minha vida. Até então eu não estava fazendo o pré-natal, por conta da distância. Agora eu já tenho tudo pré-agendado e faço tudo aqui. Sem contar que a Dr.ª Ximena é muito atenciosa”, comemorou a paciente. Dona Maria da Conceição de 49 anos também aproveitou a oportunidade para se consultar e levar a filha de 15 anos que já está grávida de quatro meses e ainda não começou o seu pré-natal.
Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, Queimados irá receber um total de seis profissionais pelo Programa “Mais Médicos” do Governo Federal. “Recebemos mais quatro cubanos esta semana e para a próxima fase do programa está prevista a chegada de mais um profissional. Todos serão encaminhados para a atenção básica de saúde para atender ao Programa de Saúde da Família”, destacou a secretária.
Os médicos cubanos Joe Tomas Balva, Jorge Luiz Duig, Jorge Carlos Cruz e Jorge Emílio Godinez já estão no Brasil desde segunda-feira, e começam a trabalhar em Queimados efetivamente, a partir do dia quatro de novembro. Os médicos serão recebidos nesta sexta-feira (1) pelo Prefeito Max Lemos e pela secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina.
Na reunião desta segunda-feira, os gestores definiram os últimos detalhes para o recebimento dos profissionais, como moradia e auxílio-alimentação. No total, 118 médicos estrangeiros irão atuar no estado nesta primeira fase do programa, sendo mais de 100 profissionais oriundos de Cuba.
Registros liberados
A partir desta segunda fase do Programa “Mais Médicos” todos os registros profissionais serão liberados pelo próprio Ministério da Saúde, para evitar os atrasos ocorridos na primeira fase do programa. Esta semana, 680 médicos da primeira fase do programa já receberam seus registros, entre eles 196 que ainda não tinham obtido registro provisório junto aos conselhos regionais de Medicina.
Com o documento, os médicos ficam aptos a exercer a Medicina por três anos. Durante este período, não poderão atender em qualquer unidade de saúde que não seja, a designada pelo programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.