quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Queimados receberá mais quatro profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos

Cubanos se juntarão, nesta sexta, à médica Uruguaia para atender a população queimadense
Drª Fátima (de branco) com outros gestores de saúde de vários municípios que receberão os médicos do programa 
Texto e foto: Leandro Machado
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) uma reunião com gestores municipais de saúde, para tratar dos últimos detalhes sobre o recebimento dos profissionais na segunda etapa do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde.  O encontro aconteceu em um hotel, em Nova Iguaçu, e recebeu cerca 30 representantes de 14 cidades da região metropolitana, contempladas pelo programa do Governo Federal. No total, 118 médicos estrangeiros irão atuar no estado nesta segunda fase do programa, sendo que mais de 100 profissionais são oriundos de Cuba. O município de Queimados receberá quatro médicos generalistas cubanos e está pronto para hospedar os estrangeiros. Na etapa inicial, o município recebeu a médica uruguaia Ximena Dastugue. 
Joe Tomas Balva, Jorge Luiz Duig, Jorge Carlos Cruz e Jorge Emílio Godinez começam a trabalhar efetivamente a partir do dia 4 de novembro, mas os quatro cubanos serão recebidos na próxima sexta-feira (1) pelo Prefeito Max Lemos e pela secretária de Saúde, Fátima Sanches. Na reunião desta segunda-feira, os gestores definiram os últimos detalhes para o recebimento dos profissionais, onde terão moradia e auxílio-alimentação, no valor mínimo de R$ 371,00, custeados pelos municípios.
A secretária de saúde adiantou que o município de Queimados está preparado para receber mais profissionais do programa Mais médicos e deu detalhes sobre a hospedagem dos profissionais na cidade: “Ganhamos quatro médicos estrangeiros e temos espaços para mais profissionais. Eles ficarão juntos, com quartos mobiliados e com condições dignas de trabalho. Eles chegam para somar e vão ser bem recebidos pela população queimadense”, afirmou Fátima.
 Médica Uruguaia tem registro liberado
 Durante a tramitação da MP, o Congresso Nacional decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os médicos estrangeiros atuem no Brasil, exclusivamente no âmbito do “Mais Médicos”.
 Nesta semana, já receberam este aval os 680 médicos da primeira fase do programa, entre eles 196 que ainda não tinham obtido registro provisório junto aos conselhos regionais de Medicina. Na segunda etapa, a emissão já ocorrerá diretamente pelo Ministério da Saúde.
Por isso,  a médica uruguaia recém-chegada a Queimados, Ximena Dastugue, na primeira etapa do programa, que estava impedida de atuar por causa da falta do registro profissional, já está em plena condição de trabalho e nesta quarta (30) começa exercer sua função no município.
Com o documento, os médicos com diplomas do exterior ficam aptos a exercer a Medicina por três anos. Durante este período, não poderão atender em qualquer unidade de saúde que não aquela para que foi designado pelo programa Mais Médicos. Ou seja, o trabalho ocorrerá apenas na atenção básica da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.