quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Queimados vai realizar o primeiro torneio de basquete 3X3 da Baixada Fluminense

Texto: Felipe Carvalho
 Fotos: Luiz Ambrósio
Com o objetivo de promover uma das modalidades esportivas que mais cresce junto ao público jovem com mais de 250 milhões de praticantes no mundo, o Município de Queimados dá o pontapé inicial para o fomento do Basquete 3x3 na Baixada Fluminense, com a realização do primeiro torneio desta nova vertente esportiva, que acontecerá neste final de semana na Praça dos Eucaliptos, localizada no centro. Ao todo a competição, que é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) reunirá 28 equipes e 112 atletas. No sábado, 26, a partir das 09h, será realizada a fase de classificação e as finais irão acontecer no domingo, 27, no mesmo horário. 

A disputa se dará em seis categorias: Sub15 misto (Masculino e feminino), Sub18 Masculino, Sub18 Feminino, +18 Masc. (Série A e Série B), +18 Feminino, +18 Misto. O Município de Queimados, que tem feito bonito no Basquete 3X3, ficando em 3º lugar no feminino e em 4º lugar no último campeonato brasileiro da modalidade e com a participação no NBA 3X, evento realizado pela NBA no Parque de Madureira, onde faturou o 2º lugar com a equipe feminina perdendo apenas para a Vila Olímpica da Mangueira vai estar representado por duas equipes em cada categoria. Todos os participantes irão receber medalha. Os primeiros e segundos lugares irão receber troféus e medalhas.

Os interessados em participar da competição podem se inscrever gratuitamente comparecendo a sede da SEMEL (Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu), pelo e-mail: semelqueimados@yahoo.com.br, pelo telefone: (21) 3698-1188 ou no dia do evento se ainda não tiver preenchido o número total de equipes.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, o basquete 3x3 é uma novidade no meio esportivo e que novamente Queimados larga na frente com a realização do primeiro torneio do gênero na Baixada Fluminense. “Vamos proporcionar aos atletas o conhecimento das regras dessa nova modalidade, tendo em vista que o Basquete 3x3 está cotado para ser incluído como mais novo esporte das Olimpíadas Rio 2016. O Prefeito Max Lemos sabe que sua cidade vive bons tempos com o esporte, e como sempre está dando todo suporte para que possamos organizar mais um grande evento”, destacou Monteiro.

O Treinador de basquete da Vila Olímpica, Bruno Freire, ressalta o avanço da modalidade no Município. “Estou muito feliz com mais um grande evento de Basquete sendo realizado em nossa cidade e tenho a certeza que graças ao desempenho dos nossos atletas, que conquistaram ótimos resultados em diversos campeonatos de alto rendimento, será aberto um leque de oportunidades para que possam aparecer novos talentos. Quem sabe em 2016 temos um atleta representando nosso município e o mais importante o Brasil nas Olimpíadas”, disse Bruno.

A modalidade 

No Basquete 3x3, os jogadores utilizam apenas a metade da quadra convencional. São três atletas titulares e um no banco para substituição. O jogo acontece em um tempo de dez minutos. O time vencedor é o que somar 21 pontos, independente do tempo, ou aquele que tiver o maior placar ao término da partida. Em caso de empate, a partida será levada para a prorrogação. A equipe que converter dois pontos nesta etapa vence o jogo.

O basquete 3x3 fez parte do programa esportivo dos Jogos da Juventude de 2010, em Cingapura e teve em 2011 a primeira Copa do Mundo sub-18. A modalidade surgiu nas quadras de asfalto (Streetball) em cidades dos Estados Unidos. O crescimento é tamanho que já houve o 1º Campeonato Mundial 3X3 pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), na Grécia, em 2012. Além disso, há uma boa chance da modalidade se tornar esporte olímpico já nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.