segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mais de 400 pessoas conseguiram acesso à documentação básica em Queimados


Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio

Comitê Gestor Municipal do Sub-registro Civil 
Mais de 400 pessoas conseguiram retirar a  documentação básica, através do Mutirão do Sub-registro Civil realizado pela prefeitura de Queimados, no último sábado na Escola Municipal Oscar Weinschenck em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, através do Mutirão Nacional de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. A Ação contou com a parceria do Detran,  Defensoria Pública, Secretaria de Trabalho e Renda, Caixa Econômica Federal e do Cartório de Registro Civil - 3º Ofício (Queimados).

Dona Jurema dos Santos tem 69 anos, 7 filhos, todos registrados somente em nome do pai porque ela não tinha certidão de nascimento. A moradora do bairro Vale Ouro, conta que trabalha há 40 anos como doméstica e somente agora vai conseguir assinar a carteira de trabalho. “Eu tinha muita dificuldade de resolver este problema porque tinha de percorrer vários cartórios para pegar o nada consta, depois de passar pela Defensoria para conseguir a isenção, tudo isso, encarece e dificulta pra gente que é pobre e tem que trabalhar para sustentar os filhos”. Analisou Dona Jurema.

Adriana Martins, 30 anos tem dois filhos registrados em nome de sua mãe. Ela conta que a mãe teve dificuldade de registrá-la na época e para que os filhos não ficassem fora da escola, resolveu registrá-los em nome da avó. “Eu sempre tive que trabalhar muito para garantir o sustento dos meus filhos, não tinha tempo para correr cartórios”, contou Adriana, emocionada com a oportunidade. “Hoje me sinto uma cidadã de verdade, tenho um rosto e meus direitos garantidos”, acrescentou.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira mais de 200 pessoas tiveram de ser buscadas em suas casas para fazer a documentação. “Através da ajuda da secretaria de educação conseguimos identificar pais de alunos que ainda não tinham a documentação básica. Muitas destas pessoas foram levadas até a central para fazer a documentação”, contou Elton. O mutirão também estava fazendo cópias e fotos para a retidada dos documentos.

O secretário disse ainda, que o atendimento superou as expectativas e deve voltar em janeiro de 2014. “Sabíamos que havia muita gente sem documentos, mas não imaginávamos alcançar tantas pessoas em apenas um dia de ação. Voltaremos no ano que vem em outros lugares porque é inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas sem a certidão de nascimento, documento primário de identificação civil. Sem esta documentação básica, as pessoas, além de não conseguirem emprego, também não participam dos programas sociais, são cidadãos sem rosto”, acrescentou Elton.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.