sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Queimados sedia Etapa de Circuito Fluminense de Rugby neste domingo

Com a projeção de, até as Olimpíadas de 2016, ter mais de 60 mil praticantes no Brasil, o rugby é um dos esportes que mais crescem no país e Queimados, na Baixada Fluminense, tem se fortalecido como destaque da modalidade esportiva na região. Neste domingo (3), a cidade será palco da II Etapa do Circuito Fluminense de Rugby. Os jogos acontecerão a partir das 9h, no Campo do Dom Bosco (Rua Antônio Grande, s/n, Valdariosa), com entrada franca.

A cidade de Queimados estará representada pela equipe Maxambomba/Queimados, destaque na Baixada Fluminense e vice campeã do último Queimados Esporte Fest, realizado em dezembro de 2012. Serão dez times, divididos em três categorias. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Professor Luiz Carlos Monteiro, o esporte tem despertado o interesse das crianças cada vez mais e isso mostra o visível crescimento do Rugby: “Acho muito importante as atividades deste esporte aqui no município, pois é bem recebido pelos mais novos. Essa procura significa que a modalidade vai crescer ainda mais”, disse Monteiro.

Na categoria adulto, as equipes serão dividas em dois grupos com quatro times cada. Na chave azul se enfrentam Rio Rugby, Guanabara, Itaguaí e Maxambomba; e na branca a disputa é entre Niterói, Recreio, Volta Redonda e UFF. Haverá confrontos também nas categorias “Masculino 17” e “Masculino 19”.

Regras do jogo

O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de dois tempos de quarenta minutos contínuos. O relógio só para quando algum jogador da primeira linha necessita de cuidados médicos.  A bola é de couro e de formato oval. O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração, como passar a bola para frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola e segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão.

O objetivo do jogo é marcar maior número de pontos que o adversário. Existem quatro formas de pontuação: Ensaio ou Try, que vale 5 pontos e ocorre quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão após a linha dos postes. Uma outra forma de pontuar é através da Conversão, que possui o valor de 2 pontos e acontece quando após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes. Existe também o Pontapé de ressalto ou  Drop goal, que vale 3 pontos  e é validado quando um jogador  faz a bola tocar no chão e a chuta por cima da trave adversária. A quarta maneira de pontuar é pelo Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal, que tem o valor de 3 pontos, quando  a equipe chuta aos postes no local onde ocorreu a falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.