sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vacinação contra febre aftosa começa nesta segunda-feira (04)

1ª etapa da vacinação imunizou mais de 1500 animais 
A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta segunda-feira, dia 04 de novembro, em Queimados. O objetivo nesta segunda etapa da campanha é vacinar 100% do rebanho bovino com até dois anos com a distribuição de 1.600 doses da vacina. A imunização que é gratuita vai até o final do mês, dia 30.  

A primeira etapa da campanha, realizada no mês de maio deste ano, vacinou mais de 1.500 animais. A febre aftosa é uma doença infecciosa em que o vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas do animal e se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas do bovino. Elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção.

De acordo com o técnico zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Tarcísio Moura, mesmo sem ter um registro da doença nos últimos anos é importante tomar medidas de precaução. ”É muito importante manter a vacina em dia, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, em 2012 exportamos 1,5 milhões de toneladas de carne. Um caso de aftosa aqui no município inviabilizaria o Estado e, conseqüentemente, as exportações brasileiras. Essa é a melhor forma de se prevenir contra a doença”, comentou o zootecnista.

Para imunizar o animal, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº - Vila Camorim) munidos de identidade, CPF e comprovante de residência da propriedade rural para se cadastrar. Após o cadastro e agendamento prévio, técnicos pecuaristas da Secretaria vão até o local para aplicar a vacina. Informações pelo telefone (21) 2779-8484, de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.