terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cinco escolas estão fechadas por causa das chuvas e três mil crianças estão sem aula em Queimados

Texto: Leandro Machado
Foto: Felipe Bragança
Cinco dias após as chuvas que causaram estragos em Queimados, na baixada Fluminense, o município ainda contabiliza os danos. A Secretaria Municipal de Educação divulgou um relatório sobre as escolas que sofreram perdas por causa do temporal da última quinta-feira (05) e os prejuízos aos cofres públicos já passam de R$ 500 mil, só na área da educação. Segundo o comunicado, das 28 escolas municipais, cinco estão em situação crítica e mais de três mil crianças estão sem aula. Muitas unidades perderam computadores, livros, mesas, cadeiras, geladeiras e ventiladores, entre outros objetos.
A Secretária de Educação, professora Miriam Motta, disse que apesar das dificuldades iniciais, as crianças terão a reposição das aulas: “Nossa equipe pedagógica está reunida para decidir qual a melhor forma de repormos as aulas e até quinta-feira teremos uma decisão concreta. Mas podemos afirmar que, apesar de todos os problemas, nossos alunos não serão prejudicados”, disse Miriam. Outro dado importante é a pequena frequência dos alunos nas instituições de ensino que não foram afetadas: “Muitas casas foram destruídas e os moradores perderam tudo, como material escolar e roupas, por isso muitos não têm condições de frequentarem as aulas”, finalizou a secretária.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação de Queimados, o prejuízo pedagógico não foi maior, pois os alunos já estavam em períodos de provas. O calendário escolar vai até dia 20 de dezembro e a reposição das aulas será de acordo com a disponibilidade das escolas afetadas. A possibilidade de os alunos serem transferidos para outros locais para terem a reposição das aulas não é descartada pela Secretaria.
As escolas Pastor Arsênio (Bairro Vila Cristina), Carlos Pereira Neto (São Roque), Paulo Freire (Vila Americana), Nelson Carneiro (Três Fontes) e Anna Maria Perobelli (Primavera) são as mais afetadas com abalos na estrutura e perdas de mobílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.