quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Defesa Civil começa demolição das casas em área de riscos

Texto: Leandro Machado - Fotos: Luiz Ambrósio
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados começou o trabalho de demolição das casas que estão em áreas de riscos e foram interditadas, em decorrência das fortes chuvas que assolaram o município nos últimos dias 5 e 11 de dezembro. No bairro Nova Cidade, 74 residências e um templo religioso sofreram interdições, pois estão em encostas ou às margens do Rio Abel.  A Rua Bazar foi toda condenada e, como é de difícil acesso, impossibilitando a entrada de máquinas, as moradias foram derrubadas manualmente, com o auxílio de marretas. Apesar das dificuldades em chegar ao local, dez casas foram destruídas em três dias de ação.
As famílias que concordam em deixar suas casas, estão sendo incluídas no programa Aluguel Social, onde os moradores receberão  R$ 500, durante seis meses e renováveis por outros seis. Posteriormente, elas serão reassentadas no condomínio residencial do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Eldorado, com entrega prevista para Julho de 2014. Segundo a Defesa Civil, mesmo com a disponibilidade do programa, grande parte dos moradores resiste e não quer deixar suas casas.
Trabalhando efetivamente na ação, o chefe de gabinete da Defesa Civil, Jandre Sobreira, fala sobre a dificuldade em convencer os moradores em deixarem seus lares: “Estas pessoas de encostas e beira de rios e receberam o laudo de interdição, não podem continuar. É muito perigoso, pois o período de chuvas está apenas começando. Todos precisam se conscientizar que o maior bem é a vida e a Defesa Civil está aqui para preservá-las”. O agente ainda lembra que no Bairro Nova Cidade, já aconteceram casos de deslizamentos e alagamentos: “Nas últimas chuvas, vidas se salvaram por pouco e não podemos contar com a sorte novamente”, finalizou.
Prefeito Max Lemos faz apelo para pessoas deixarem as áreas de riscos
Após a resistência de muitos moradores em deixarem as casas que foram interditadas pela Defesa Civil, o Prefeito de Queimados, Max Lemos, falou sobre esta objeção e fez um apelo aos queimadenses: “Lutamos e conseguimos êxito, pois não tivemos nenhuma morte nas últimas chuvas, mas não podemos contar com a sorte mais uma vez. Por isso, peço que as pessoas acreditem no Aluguel Social. Procurem as casas e nós iremos pagar. Temos que nos mobilizar e tirar as pessoas das zonas de perigo e proteger as suas vidas”, disse o prefeito.
“Perdi tudo e não posso arriscar perder minha família”
O gari Wilson Maciel (44), morava na Rua Bazar com sua mulher e os três filhos. Na noite do dia 11 de dezembro, durante as chuvas, ouviu um barulho muito forte e rapidamente saiu com sua família. Poucos segundos depois, viu toneladas de barro e lama invadirem sua residência, após o desmoronamento de uma encosta. Após o susto, Wilson se conscientizou que precisava sair e proteger seus familiares e foi ver de perto a demolição do que restou de sua casa: “Já perdi tudo e não posso arriscar as vidas que estão sobre os meus cuidados. Estou indo para o Aluguel Social e tenho esperança de uma vida melhor daqui para frente”, desabafou.
Mesmo morando em frente à casa de Wilson, parece que a sorte do vizinho não sensibilizou o pedreiro Fábio Marcos da Silva, 38. Ele afirma que sua casa não corre risco e, mesmo depois de sofrer interdição da Defesa Civil, diz não irá deixar sua residência: “Minha casa nunca alagou e recebi um laudo de risco de alagamento. Não posso deixar minha casa, para ir para um aluguel ou abrigo. Só saio daqui, quando me entregarem uma casa própria”, disse Fábio, ignorando os riscos apontados com a interdição.
Números atualizados em Queimados até 18 de Dezembro (10h)
Desabamentos totais e parciais - 141
Alagamentos - 1756
Escorregamentos - 174
Quedas de Muro - 145
Quedas de Laje - 15
Desabrigados- Total que passou pelos abrigos: 242. Ainda estão nos abrigos: 16
Total de Desalojados: 2345
Demolições: 10
Interdições de residências 273
Interdições de Ruas: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.