segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Equipes da Prefeitura de Queimados continuam visitando locais atingidos pelas chuvas


Fotos: Felipe Bragança - Divulgação/PMQ
A maior chuva da história de Queimados causou transtornos em 21 bairros município, o que fez o prefeito Max Lemos decretar situação de emergência. A cada dez habitantes, pelo menos um foi atingido pelo temporal que durou quatro horas. O pluviômetro da cidade mediu 113 milímetros de chuva, o equivalente ao que choveu em todo o mês de janeiro de 2012. Para amenizar os prejuízos causados pelas chuvas, a Prefeitura montou desde a madrugada de quinta, uma força-tarefa com as Secretarias Municipais (Obras, Habitação, Assistência Social, Defesa Civil e Serviços Públicos, com o apoio das demais Secretarias) para atender a população. Equipes da Prefeitura estão percorrendo os locais afetados, alguns deles com a presença do Prefeito Max Lemos.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira, 9, um novo balanço sobre os estragos gerados pelas chuvas que assolaram o município, na última quinta-feira, 5. Até o momento foram registradas 604 residências atingidas por alagamentos, 16 residências desabadas, 31 escorregamentos de massa, 13 quedas de muros, 04 quedas de árvores, 04 quedas de lajes, 74 pessoas desabrigadas (todas já estão em casa de famílias), 1.151 pessoas desalojadas (a maioria já voltaram para as suas residências) e 52 interdições em áreas de risco.
A central de força tarefa montada pelo governo municipal na Vila Olímpica da Cidade (Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu) já prestou atendimentos a 2.400 famílias que já receberam mais de nove toneladas de alimentos. A Secretaria Municipal de Habitação já cadastrou 400 moradores de áreas de risco no aluguel social e em seis meses vai encaminhá-los para unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza diariamente o trabalho de limpeza urbana nos Bairros São Roque, Santa Eugenia, Jardim Alzira, Eldorado, Glória, Belmonte, Inconfidência, Camarim, Jardim Queimados, Paraíso, Pedreira, Vila Guimarães. A expectativa é de que o trabalho seja concluído em 15 dias. A operação conta com 2  escavadeiras, 14 retros, 2 pás mecânicas, 44 caminhões, 2 patrol, 4 carros pipas, 4 vacol.
O Prefeito Max Lemos destacou a importância da união entre governo e sociedade civil no momento delicado que a cidade vive. “É hora de todos ajudarem. Precisamos voltar a normalidade e deixar a cidade limpa, para não corrermos os riscos de em caso de uma nova tempestade ter um prejuízo ainda maior. O que me deixa feliz nisso tudo é que não tivemos nenhum óbito. É super importante também frisarmos a importância de não jogar lixos nos rios para evitar enchentes ainda maiores. Agradeço a todos que estão colaborando com a doação de roupas, alimentos e produtos de limpeza e aos voluntários que estão ajudando as pessoas que precisam”, disse Max.
Dados atualizados, até às 18h desta segunda-feira, 09
Defesa Civil
Residências atingidas por alagamento – 604
Residências desabadas– 16
Escorregamento de Massa- 31
Queda de muro – 13
Queda de laje – 04
Queda de árvore – 10
Pessoas desabrigadas – 74
Pessoas desalojadas – 1.151
Interdições em áreas de risco – 52
Assistência Social - 2.400 famílias já receberam donativos (9 toneladas de alimentos).
Serviços Públicos - 2 escavadeiras, 14 retros, 2 pás mecânicas, 44 caminhões, 2 patrol, 4 carros pipas, 4 vacol
Habitação - Aluguel Social – 500 pessoas cadastradas
Pontos oficiais de arrecadação de donativos
• Vila Olímpica de Queimados - Avenida Maracanã - s/nº - Vila Pacaembu
• Secretaria Municipal de Assistência Social -  Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 – Centro
• Secretaria Municipal de Serviços Públicos- Rua Félix, n° 1581 – Centro/ ao lado Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.