quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Queimados ganha mais uma Academia da Terceira Idade


Programa do Estado oferece aulas de ginástica gratuitas com professores

Combater o sedentarismo, estimular a prática de exercícios físicos e aumentar a qualidade de vida dos idosos da região. Esse é objetivo de mais uma Academia da Terceira Idade (ATI) ao ar livre para os idosos em Queimados. Inaugurada nesta quarta-feira, dia 18, no bairro Fanchem, a ATI foi a terceira instalada no município. No mesmo local, também foi inaugurado um espaço de lazer para os moradores com bancos, mesas de damas, balanço, escorrego e gangorra.    

Iniciativa do programa 3ª Idade com Qualidade, da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, os benefícios da academia incluem a redução do uso de medicamentos controlados pelos idosos e até mesmo o combate a depressão. Atualmente, o município possui outras duas academias: uma na Praça da Paz, no bairro São Miguel, e outra no bairro Dona Branca (ao lado da linha férrea).

O prefeito de Queimados, Max Lemos, lembrou que com a chegada da academia outros serviços também vão beneficiar à população idosa. “Aqui não terá uma academia com aparelhos de ginástica, apenas. O projeto vai além disso. Os idosos serão atendidos por uma equipe de profissionais que incluem nutricionistas, professores de educação física e técnicos de enfermagem. Tudo isso pensando na saúde e no aumento da qualidade de vida deles”, disse Max Lemos.

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, pensar em política pública voltada ao idoso é pensar em qualidade de vida. “Nosso objetivo é diminuir o nível de sedentarismo e garantir o aumento da qualidade de vida da população idosa. Com as academias queremos aumentar ainda mais a qualidade de vida e prevenir contra doenças crônicas”, comentou Dequinha.   

Aumento da qualidade de vida

Criado em agosto de 2009, as academias promovem a atividade física utilizando aparelhos de ginástica ao ar livre específicos para a prática de treino de força e aeróbico em praças e parques. Os municípios que recebem as academias são escolhidos de acordo com a quantidade de idosos. 

Para o secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira, as academias não são apenas para ginástica elas oferecem também serviços de saúde. “Nas academias os idosos poderão ter uma alimentação saudável e ter acompanhamento de profissionais de saúde como nutricionista. Elas também servem como espaços de socialização entre os idosos. Já tiveram casos de senhoras que conseguiram vencer a depressão e até mesmo na redução de medicamentos controlados”, contou Marcus Vinícius.          


A academia conta com aparelhos de ginástica como bicicleta, esquiador duplo, peitoral, massageador lombar, abdominal, exercitador de pernas, giro vertical, entre outros. As aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7h às 10h e das 16h às 19h. Ao todo, a academia vai atender 240 idosos da região. Para se inscrever nas atividades, os idosos podem ir ao local e apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.