quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Queimados sedia fórum de desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense

Fotos: Felipe Bragança/PMQ
O Município de Queimados recebeu na última terça-feira, 03, o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense, que reúne gestores dos trezes municípios da Região com o objetivo de integrar as cidades. Entre os assuntos abordados foram: Assinatura do Estatuto do Fórum pelos Secretários Municipais, Palestra do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno e Palestra do ex-prefeito de Joinvile e Coordenador do Convênio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o SEBRAE Nacional, Carlito Merss. A atividade, que aconteceu no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha contou com a presença do Prefeito Max Lemos e do Secretário Jefferson Dias. O próximo fórum acontecerá no dia 18 de março de 2014, em Seropédica.

Também estiveram presentes no encontro o presidente do Fórum, Secretário de Duque de Caxias, Pedro Paulo, o representante do SEBRAE baixada, Décio Lima, o Secretários municipais de Ambiente, Alex Dornellas, de Urbanismo, André Bianche, de Trabalho e Renda, Tuninho Vira Virou e Ribamar Dadinho, além de representantes dos municípios de Seropédica, Mesquita e Magé. A proposta do Fórum é buscar adensar a estrutura produtiva da Região, visando ampliar o emprego, a renda e a base de arrecadação pública municipal para as respectivas Prefeituras. Os treze municípios que integram o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense, compõem uma região com 2.806Km²; 3.556.279 habitantes; um PIB, no ano de 2010 de R$ 58.346 milhões. 

O Prefeito Max Lemos em seu discurso destacou as medidas implementadas pelo seu governo, para melhorar a infraestrutura do município, e consequentemente atrair novos investimentos. “Temos como objetivo principal observar, estudar e propor conceitos que possam garantir que as cidades cresçam obedecendo aos códigos de ordenamento urbano e este Fórum vai garantir o crescimento de todos os municípios da Baixada. Queimados já começa a viver o resultado de tudo o que foi plantado. Passamos de R$ 1 bilhão de investimento privado na cidade. Vejo com bons olhos essa organização, pois apesar das peculiaridades de cada cidade, elas podem realizar um trabalho conjunto para aproveitar o vento que está soprando a favor da economia”, disse Max. 

Desenvolvimento Econômico Regional

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Queimados, Jefferson Dias, o Fórum representa um leque de oportunidades para tornar a Baixada um pulmão da economia brasileira. “A Baixada precisava receber esses olhares de empreendedorismo. O que necessitarem de Queimados pode contar conosco. Temos tudo para vivermos numa região desenvolvida economicamente. Temos localização privilegiada e povo para trabalhar não falta. Crescendo a Baixada, crescem todos os municípios”, frisou Jefferson. 

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, apresentou Políticas de Incentivos do Governo do Estado, e deu orientação sobre a logística de cada Município da Baixada. “Se não tiver política de desenvolvimento regional, todos saem perdendo. Por isso, vejo essa retomada do fórum com muita alegria e satisfação. Montamos um arsenal de atratividade para o Rio de Janeiro e as cidades têm que saber utilizá-lo. Somos Sócios do sucesso do desenvolvimento dos nossos municípios”, concluiu Julio Bueno.

Já o Coordenador do Convênio FNP/SEBRAE Nacional e ex-prefeito de Joinville, Santa Catarina, Carlito Merss, falou sobre as alternativas para fortalecer o desenvolvimento econômico dos municípios que fazem parte da Baixada Fluminense, como também da experiência que teve ao longo de sua carreira como gestor público. “Temos de trabalhar para integrar os municípios da Baixada. Todos têm problemas em comum e que precisam ser discutidos da mesma forma. Lá de Joinvile a ideia que temo da Baixada é completamente diferente daqui eu pude perceber durante esta visita. É uma região emergente que tem muito a crescer e virar um polo de referencial econômico”, ressaltou Carlito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.