sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Combate ao Tabagismo é tratado com prioridade em Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio
Mais de 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do cigarro, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de reiterar os malefícios causados pela substância e evitar o aumento do número de fumantes e mortes, o Município de Queimados comemorou nesta quinta-feira, 29, o Dia Mundial de Combate ao Fumo com atividades lúdicas para os participantes do Programa de Antitabagismo realizado desde 2010 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. A ação aconteceu na sede da Vigilância em Saúde, no Centro e contou com a presença da Secretária da Pasta Drª Fátima Cristina.

O programa consiste basicamente na criação de grupos de apoio que discutem temas relativos ao abandono do cigarro. Durante os encontros, os fumantes participam de palestras como “Por que fumar?”, “Como fazer para largar o cigarro?”, “Benefícios a Saúde após parar de fumar”, “abstinência”, entre outros. O programa antitabaco oferece ainda consultas médicas gratuitas para avaliação clínica do paciente, uso de pastilhas, adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar, e da possibilidade de uso do medicamento que reduz o efeito da nicotina no organismo, a Bupropiona. O tratamento tem duração de um ano e os medicamentos são distribuídos gratuitamente.

A Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, ressaltou a importância da criação do Programa de Antitabagismo no município. “O Prefeito Max Lemos teve essa grande ideia de criar uma coordenadoria especifica para tratar a questão que atinge nada menos que 25 milhões de brasileiros. A coordenadora Ana Ilza está de parabéns pelo trabalho realizado. A ideia é ampliarmos cada vez essa ação para melhorarmos a vida das pessoas. O cigarro é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Em primeiro lugar, o Tabgismo atinge o coração e, em seguida, o principal alvo é o pulmão”, revelou Drª. Fátima.

Hora de parar

Mais de 500 pessoas já passaram pelo Programa de Antitabagismo da Prefeitura de Queimados e 70% desses pacientes conseguiram parar de fumar. A moradora do Centro, Claudia Regina, 49, foi a primeira a se libertar do vício. “O meu refúgio era o maldito cigarro e percebi que se não parasse poderia sofrer com doenças graves como edema pulmonar e Câncer de pulmão. Foi muito difícil parar, tive várias recaídas. A ajuda dos profissionais e o contato direto com pessoas, que convivem com os mesmos problemas que eu, foram fundamentais para que parasse de fumar”, afirmou Claudia.

A moradora do Bairro Santa Luzia, Lazir Vernech, 57, teve um motivo a mais para comemorar, pois a data marcou o seu primeiro ano longe do vício do cigarro. “Estava ficando acamada quando vi uma senhora morrer por conta do câncer gerado pelo cigarro. A partir daí pensei ou eu paro agora, ou posso ser a próxima. Foi muito difícil vencer este vício e como estratégia bebia água e colocava cravo e gengibre na boca quando me dava vontade de fumar. O Programa de Antitabagismo foi fundamental para a mudança que aconteceu na minha vida junto com a minha filha que me dava um presente a cada mês que eu vencia o vício”, contou Lazir.


De acordo com a Secretária de Sáude, Drª. Fátima Cristina, o Programa de Antitabagismo também ajuda a combater doenças alérgicas, como a bronquite e a asma. Para se inscrever basta comparecer a sede da Vigilância em Saúde, localizada na Avenida Irmãos Guinlé, 673 - Centro, com os seguintes documentos: CPF, Identidade, Comprovante de Residência e o Cartão do SUS. Idosos, gestantes e pessoas com patologias têm prioridade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2665-5998.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lançamento do Programa Mães da Baixada

Biblioteca móvel do SESC visita Queimados para incentivar à leitura

Projeto BiblioSesc disponibilizou 3 mil exemplares para empréstimos gratuitos

Equipe do Sesc com secretário, prefeito e subsecretário 
Com o objetivo de incentivar à leitura de crianças, jovens, adultos e idosos, o projeto itinerante BiblioSesc fez sua primeira parada em Queimados nesta quinta-feira (29). A unidade móvel (caminhão-biblioteca climatizado), que conta com 3 mil títulos de literatura nacional, estrangeira (contos, poemas e romances), livros didáticos e revistas, disponibilizou durante todo o dia seu acervo para empréstimos gratuitos e consultas aos visitantes na Praça dos Eucaliptos (Centro).

Em parceria com Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade, o BiblioSesc vai visitar a cidade quinzenalmente até o mês de dezembro. No dia, os visitantes puderam escolher até dois livros fazendo um cadastro informatizado no próprio local apresentando documento de identificação e comprovante de residência. A iniciativa é valorizar a importância dos livros na formação cultural.

Max Lemos folheou alguns livros durante a visita
O prefeito de Queimados, Max Lemos, falou sobre a importância da leitura para enriquecer o conhecimento não só acadêmico, mas também cultural. “É muito importante que as pessoas tenham o hábito de ler. A leitura enriquece nosso conhecimento, sem contar que melhora nossa escrita. Quanto mais lemos, melhor escrevemos e falamos. A parceira com o Sesc foi fundamental para oferecer essa oportunidade à população”, comentou o prefeito, durante sua visita a unidade móvel.

Secretário Dequinha com as amigas Tereza e Maria 
Para mostrar que o hábito de ler não tem idade, idosos que participaram das aulas de ginástica terapêutica, promovida pela Secretaria Municipal da Terceira Idade marcaram presença no dia. Foi o caso da aposentada Tereza Trinta, de 66 anos, que escolheu os livros “Crônicas de Nárnia” e a autobiografia “Minha Vida”, do ex-presidente americano Bill Clinton. “Ler para mim é um ritual, uma terapia. Quando leio fico mais calma e relaxada. Amo a leitura, porque isso me faz muito bem”, comentou a aposentada, ao lado do secretário da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, e a amiga Maria de Almeida, de 55 anos.           

A próxima visita da biblioteca móvel do SESC será no dia 12 de setembro, na Praça dos Eucaliptos, das 10h às 16h. Os empréstimos dos exemplares têm a duração de 15 dias podendo ter o prazo estendido por mais 15 dias.

Próximas edições do BiblioSesc:

Datas:

12 e 26/09

10 e 24/10

07 e 21/11

05 e 19/12

Max Lemos vai a Brasília em busca por recursos do PAC e Minha Casa, Minha Vida

Prefeito Max Lemos com o Ministro Aguinaldo Ribeiro
Com o intuito de conseguir recursos oriundos do Governo Federal, o Prefeito de Queimados, Max Lemos, esteve em Brasília nesta quarta-feira, 28, para entregar ao Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, mais dois projetos do Programa de Aceleração do Crescimento e mais um do Programa Minha Casa, Minha Vida. Participaram do encontro o Deputado Federal Simão Sessim e o Vereador do Município, Getulio do Tutu.

Uma das localidades que já foi contemplada pelo PAC em Queimados, é o Bairro Parque Eldorado que já está recebendo recursos do PAC, em obras que incluem o saneamento, a drenagem e a pavimentação de diversas ruas, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de tratar o esgoto de quatro mil moradores. Outros Bairros beneficiados pelo PAC no município são o Bairro da Paz e Vila Central.

Na área habitacional, o Prefeito Max Lemos se antecipou e apresentou terrenos e todas as condições de infraestrutura necessárias a realização do Minha Casa, Minha Vida realizado na cidade em parceria com o Governo Federal logo que foi lançado em 2009. Pelo Programa já foram construídas mais de 2 mil Unidades Habitacionais no Município: 1500 no Bairro Valdariosa, que ganhou o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social – Faixa 1 do Brasil, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI),  220 no Belmonte e 406 no Bairro São Jorge. Atualmente 3 mil estão em construção: 1040 no Fanchem, 1500 no Jardim da Fonte e 396 no Eldorado
.
Conselho do Presidente Lula

O Prefeito Max Lemos afirmou que as parcerias com o Governo Federal são fundamentais para continuar o projeto do crescimento de Queimados. “Recordo toda vez que venho a Brasília de uma mensagem dita pelo ex-presidente Lula num encontro com os prefeitos eleitos ainda em 2009, que o Governo Federal possui verbas, mas precisa que os gestores públicos apresentem bons projetos para levá-las para as suas cidades” disse Max.

O Prefeito ainda enfatizou: “É isso que estamos fazendo aqui no Ministério das Cidades entregando mais dois projetos do PAC e mais um do Programa Minha Casa, Minha Vida. Se não corrêssemos atrás das parcerias o município não tinha dado esse salto de qualidade que deu nos últimos anos”, contou o Prefeito.


De acordo com o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, os projetos serão avaliados até o final de setembro. “O Governo Federal tem sido parceiro dos municípios que trazem bons projetos para cá. Vamos analisar a parte técnica e a viabilidade econômica e social para que ele seja executado. A expectativa é de que até o final de setembro já tenhamos a reposta”, concluiu o Ministro.  

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Queimados vai receber biblioteca móvel do SESC

A Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados, em parceria com o SESC, traz para o município nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 9h, o projeto Bibliosesc. O caminhão-biblioteca vai ficar na Praça dos Eucaliptos, no Centro, todas as primeiras e últimas quintas-feiras do mês, das 9h às 16h. O objetivo é contribuir para o incentivo à leitura.     

A Bibliosesc disponibiliza um acervo de 3 mil títulos desde literatura, livros didáticos, jornais, revistas, dentre outros  para crianças, jovens e adultos. Os exemplares poderão ser consultados e emprestados através de um cadastro gratuito e informatizado. Antes da abertura da biblioteca móvel, a Secretaria vai realizar o tradicional “aulão” de ginástica terapêutica para os idosos.    

Assunto: Biblioteca móvel  do SESC 

Data: 29/08/13
Horário: a partir das 9h 
Local: Praça dos Eucaliptos – Centro  

Queimados recebe homenagem no Torneio Internacional de Boxe Chinês em São Paulo

Semti recebe homenagem da Liga Sanda Brasil
Delegação queimadense da Secretaria Municipal da Terceira Idade (Semti) participou do Torneio Internacional da Liga Sanda (Boxe Chinês), na cidade de Taubaté, em São Paulo. O motivo da visita da equipe da Terceira Idade nos últimos dias 17 e 18 foi buscar interação com agremiações brasileiras e estrangeiras, praticantes desse esporte, para realizar no próximo ano o evento em Queimados. Participaram do torneio o subsecretário da Semti, Antônio Amorim, e o corpo de funcionários da Secretaria.  

Na ocasião, a equipe de observadores foi homenageada pelo presidente da Liga Latino-Americana de Sanda, da Liga Sanda Brasil e da Liga Sanda Venezuela.  O torneio é a primeiro de uma série para o encontro internacional, que acontecerá em novembro na China, no Torneio Profissional América Latina x China. A próxima seletiva será no Rio de Janeiro, e também abrangerá a modalidade infantil, juvenil e adulta.

Professor Amorim com atletas argentinos
Para o subsecretário da Terceira Idade de Queimados, professor Antônio Amorim, a ida ao torneio teve o objetivo de ver de perto a organização da competição e representar o município. “É uma grande Queimados ter sido convidado para esse torneio. Quereremos aprender com a organização e a liga Sanda para que nossa cidade possa receber a próxima edição da competição de nível internacional”, comentou Amorim.   

O torneio contou ainda com atletas de diversos países sulamericanos como Argentina, Venezuela, e Chile. No dia 28 de setembro, Queimados vai sediar o 4º Campeonato Estadual de Kung Fu, no Ginásio Municipal. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Queimados terá núcleos com atividades de esporte e lazer do PELC

Começou nesta terça-feira (27) a formação dos agentes e coordenadores dos núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte, que vão atuar em Queimados. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o objetivo do PELC é desenvolver políticas públicas oferecendo atividades esportivas, de lazer e culturais aos moradores de regiões sob vulnerabilidade social do município.

O programa vai atuar nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jardim da Fonte, Inconfidência e na Ong Família de Futuro (bairro Belmonte). Ao todo, 30 pessoas participaram do primeiro encontro que contou com a apresentação das diretrizes do projeto no Centro Educacional Manuel Pereira. No último encontro, que será realizado na sexta-feira (30) os participantes serão certificados. A finalidade durante os encontros é capacitar agentes e gestores para atuarem nos núcleos.  

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o objetivo do programa é dar acesso às famílias que vivem sob risco social a atividades de recreação, esporte e culturais. “Com a implantação do PELC vamos seguir as diretrizes traçadas pelo prefeito Max Lemos que é cuidar da nossa gente. O programa vai oferecer mais atividades às famílias que utilizam os Cras. As atividades vão funcionar como ferramentas de socialização nos bairros com baixos índices demográficos. Queremos dar acesso às políticas sociais”, comentou o secretário.             

Entre as atividades que serão oferecidas aos usuários dos Cras estão natação, hidroginástica, caminhada, futebol, dança, vôlei, ginástica, teatro, capoeira e artesanato. Serão atendidos pelo programa crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A meta da Secretaria é atender 1.200 pessoas. Apresentaram o programa, as consultoras do PELC Liana Romera e Keni Vazzoler.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Saúde em Ação volta ao bairro Valdariosa neste sábado

 Fotos: Felipe Bragança

A Secretaria Municipal de Queimados volta ao condomínio Parque Valdariosa, bloco A neste sábado (24), para a realização de mais uma ação social de saúde pública.  A ação começa às 8h da manhã e vai até as 13h com várias atividades socioeducativas e serviços extras como aferição de pressão arterial, atualização da carteira de vacinação das crianças, além da vacinação contra a Paralisia Infantil, teste de glicose, pesagem do Programa Bolsa Família, e orientações do Núcleo do Idoso sobre os cuidados necessários com as pessoas da faixa etária. Todos os Programas de Saúde estarão presentes.

Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, a ação de saúde voltou ao bairro para concluir o serviço, mas passará por todos os bairros da cidade. “Estamos nos preparando para levar a ação da saúde para o morro da Caixa da D´água em setembro. Neste bairro, além dos serviços extras, ainda vamos utilizar um efetivo de 150 profissionais que farão uma panfletagem no bairro com orientações socioeducativas”, adiantou a secretária.

O Condomínio Parque Valdariosa conta com 1500 moradores que receberam os apartamentos pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O empreendimento ganhou prêmio em 2011, como melhor empreendimento de interesse social, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio é destinado às pessoas com renda de até três salários mínimos e se destaca pela construção diferenciada, por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana — ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet, além de apartamentos especiais para deficientes e idosos no térreo. 


7 anos da Lei Maria da Penha é comemorada com conscientização em Queimados

Plenária tirou dúvidas sobre a Lei e reafirmou o compromisso de que em Queimados a história das mulheres que sofrem agressões irá mudar 



Com o intuito de prestar contas do trabalho com as mulheres e comemorar os 7 anos da Lei Maria da Penha na cidade de Queimados, foi realizado na manha desta sexta (23) uma plenária com a presença de autoridades civis, militares e políticas. O Evento, que aconteceu na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, SEMDHEPROC, teve foco em uma avaliação das conquistas e avanços das políticas públicas para as mulheres no município e apontar as metas para os próximos anos. 
Ainda rolou a comemoração do vigor da Lei  11.340/06 há 7 anos, a Lei Maria da Penha, que desde 2006 acabou com o direito a fiança de bolsas auxílios e prestação de serviço à comunidade como forma de pena à agressão as mulheres, além de também englobar as violências morais, psicológicas e patrimonial à violência física e sexual. Esteve presente no evento a Tenente Tatiana Lopes representando o 24° Batalhão, a Delegada Drª Tereza Pezza, o Centro Integral de apoio à Mulher Baixada Regional e a Coordenadora Elizete Lopes. As mulheres presentes puderam tirar dúvidas com as autoridades sobre a Lei, além de expor casos pessoais de agressões sofridas e terem as soluções sugeridas pelas autoridades.
A delegada Drª Tereza Pezza, explicou m pouco sobre a história e importância da Lei Maria da Penha. “A lei surgiu de uma história de agressão e tem salvado muitas mulheres. O Brasil é o terceiro país no mundo a ter uma lei específica para defender e proteger as mulheres, e as que estão nessa condição devem acreditar que todo o processo funciona e pode ajudá-las a não mais se sujeitarem a ninguém e serem donas de suas vidas”, explicou Tereza.
O  Secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar, a Lei destacou que Queimados está buscando melhorias para ajudar as mulheres. “Estamos trabalhando para a mulher que tem filhos e precisa trabalhar possa contar com 6 creches em nosso município. A primeira já está em andamento do Campo da Banha, que auxiliará as mães de família. Esse fator é importante, pois muitas mulheres não denunciam seus maridos pois são dependentes deles financeiramente. Tendo um lugar onde colocá-los dará mais uma força para que elas se libertem da situação de agressão e possam se donas de suas próprias vidas”, contou Ribamar. 
A coordenadora de políticas públicas para as mulheres do município, Eliana Leôncio pontua que a lei ainda precisa ser amplamente explicada, para que as mulheres saibam exatamente quais medidas tomar, caso venham sofrer algum tipo de violência. “Mesmo com a Lei, o que presenciamos diariamente são mulheres receosas de denunciarem seus agressores por diversas ameaças, e principalmente pelo medo de não “dar em nada” e sofrerem coisas ainda piores após a denúncia. Através desta plenária acreditamos que esta realidade comece a mudar no nosso município. Quero ainda dizer para todas as mulheres queimadenses que nos procure na SEMDHEPROC, para que, juntas, possamos vencer a batalha contra a covardia e a impunidade ”, destacou Leôncio.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Programa de Controle de Tuberculose de Queimados de casa nova

Queimados adere ao Plano Estadual de combate à tuberculose
Fotos: Luiz Ambrosio
O Programa de Controle de Tuberculose do município de Queimados está de casa nova. A nova sede está funcionando em prédio anexo ao Posto 24h da cidade na Av. Camilo Cristófano, 100, bairro Fanchem que em breve abrigará uma Clínica Especializada na Saúde da Mulher. Vale ressaltar, que a nova sede tem uma entrada especial que fica em frente à Delegacia Legal. As novas instalações, que estão sendo utilizadas para investigar e tratar a doença, contam com dois consultórios, sala de coordenação e um laboratório.

A equipe conta com um agente de saúde, dois tisiologistas (profissional da área médica especialista em tuberculose pulmonar), um pneumologista, uma assistente social, uma técnica de enfermagem, uma fisioterapeuta respiratória e uma pediatra sanitarista. Além desse efetivo, mais 14 profissionais estão à disposição no laboratório responsável para realizar o exame BAAR (bacilo álcool-ácido resistente), capaz de diagnosticar a doença.

Segundo a coordenadora, enfermeira Vanderleia Rangel, hoje o Programa atende em média 68 pacientes, mas sofre com as desistências”. Nossa taxa de desistência é muito alta porque as pessoas começam o tratamento e desistem, principalmente se param de sofrer com os sintomas, com isto, temos de fazer visitas de convencimento de retorno ao Programa. Nossa lista de desistentes deste mês já está em 15 pessoas.”, observou.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a doença mata todos os anos, cerca de 800 somente no Estado do Rio e, por conta desta estatística, foi pactuado um plano de ação em conjunto com os 92 municípios com o objetivo de melhorar o diagnóstico precoce e aumentar os índices de cura.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão se dá de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir e os principais sintomas são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento.


Vila Olímpica de Queimados promove batizado e troca de corda de capoeira


O próximo domingo, 25, será de alegria para 45 alunos da Vila Olímpica de Queimados que praticam capoeira. É que a partir das 10h, vai acontecer na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu, o batizado e a troca de corda do esporte. O batizado representa o momento em que os alunos recebem a sua primeira graduação, ou seja, a primeira corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Já a entrega de cordas é um evento no qual os capoeiristas são graduados de acordo com seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, durante o batizado o aluno receberá um apelido que levará por toda sua vida de capoeirista, recordando a tradição que vem desde os tempos em que a capoeira era considerada uma arte marginal. “O batizado é um dia de grande importância para o esporte, pois neste dia realizamos uma festa em que os novos capoeiristas são apresentados à comunidade, jogam com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de até conhecerem mestres mais antigos”, disse Monteiro.

Antônio José de Assis, o Mestre Comprido, explica os critérios avaliados na troca de cordas. “Cada graduação é representada por uma cor na corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Para que um aluno troque de corda, são avaliados fatores como desenvolvimento do aspecto motor: flexibilidade, coordenação motora, ritmo, agilidade, habilidades para tocar os instrumentos, como o berimbau, atabaque e o pandeiro, interesse nos estudos e respeito ao próximo também são levados em consideração”, afirmou o Mestre.

Na capoeira existem seis tipos de cordas, onde cada uma tem um significado. A primeira, a Corda Crua Amarela, é onde os iniciantes recebem seu codinome após o batizado; a corda Amarela significa o florescimento do conhecimento da capoeira; na Amarela-Laranja o aluno já tem um conhecimento mais profundo da filosofia da capoeira é a fase de desenvolvimento; a corda Laranja representa o sol poente, o domínio do conhecimento; a corda Laranja-Azul é a transposição, a cor laranja significa o sol e o azul, mar, é onde o capoeirista está além do conhecimento histórico e instrumental e na corda Azul significa a fase de graduação dentro da capoeira.

Lista de alunos que irão conquistar suas cordas (organizada do aluno iniciante para o aluno com mais tempo, graduado):

1-Gabriel Ventura - crua
2- Diego C. Dos Santos – crua
3- Luiz André – crua
4- Paula Ariana – crua
5- Marcia Eduarda – crua
6- José  Eduardo – crua
7- Glauber Junior – crua
8- Jonathan Barbosa – crua
9-Edjane de Oliveira - crua
10-Jacirema de Araújo- crua
11-Jéssica de Araújo - crua
12-Maria Eduarda de oliveira - 1ª ponta amarela
13- Arthur Silva – 2° p. Amarela
14- Nícolas Fernandes – 2° p. Amarela
15-Arthur Fernandes - 2ª  ponta amarela
16-Felipe de Bruyn -2ª  ponta amarela
17-Julia Hevellyn - 1ª ponta laranja
18-Natã Leonardo - 1ª ponta laranja
19- Taynara Fonseca – 2° p. Laranja
20- Karine Carvalho – 1° p. Azul
21-João Hugo - 2ª  ponta azul
22- João Victor – 2° azul
23- Luan de Lima – 1° azul
24-- Kristian Carvalho – pnts Azul e Amarela
25- Thiago Luiz – pnts Azul e Amarela
26- Kaio Carvalho – pnts Azul e Amarela
27-Mateus Henrique – pnts Azul e Amarela
28- Victor Hugo – pnts Azul e Amarela
29- Jennifer Maria Almeida – pnts Azul e Amarela
30- Ermeson Mendes – pnts Azul e Amarela
31- Luan da Silva - crua-amarela
32-Raimundo Nonato - crua- amarela
33-Patrick Loureiro - crua – amarela
34-Rafael Lopes - crua- amarela
35-Lucas Alexandre – crua-amarela
36-Larissa Silva – crua-amarela
37- Miguel Luciano – amarela
38-Maurício Souza - amarela
39-Carlos Eduardo - amarela
40- Lucas da Silva Costa – amarela
41- Willian Roberto – amarela
42- Luiz Wallace – laranja
43-Wellerson Bonfim – laranja                                                                                                   
44-Iná Amaral - roxa

45-Daniel Muzy - azul

Hoje tem marmelada?! Tem sim, senhor!

 Fotos: Luiz Ambrosio
O 5º Festival de Inverno de Queimados apresenta pela segunda vez hoje, às 15h, o espetáculo “Hoje tem marmelada!? Tem sim, senhor!” da trupe de Valentin. O trabalho é uma homenagem aos tradicionais palhaços de circo que povoaram a imaginação das crianças. O espetáculo é dividido em esquetes bem movimentadas, em cada uma delas se desenvolve uma historinha típica de palhaço em que um, sempre tenta pregar uma peça no outro. O teatro fica à Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, S/n, Vila Pacaembu (entrada da cidade). Entrada franca. Pela manhã, os alunos das escolas Santo Expedito, Ubirajara e Monteiro Lobato prestigiaram o evento.

Com a intenção de falar diretamente ao coração das crianças, a trupe busca memórias infantis para prender a atenção dos pequenos, como explicou o Luiz Valentin. “São todos quadros resgatados de nossas lembranças de infância, de quando íamos ao circo com nossos pais. Cada palhaço tem uma característica própria bem definida. Batata o gozador não perde tempo em nada, sempre aprontando uma das suas inúmeras estripulias”, explicou Valentin.

O Burraldo, como o próprio nome já lembra alguma coisa, é burro mesmo e um prato cheio para as brincadeiras do amigo Batata. Por fim o Parafuso, pra ele o importante é estar de bem com a vida e sorrindo sempre. É nesse clima que o espetáculo acontece, procurando fazer com que as crianças tenham presença ativa durante a encenação e deixem ser meros espectadores.

Sexta (23), “O incansável Dom Quixote” da Magnífica Trupe de Variedades, narra a saga do mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo! Um homem feio, magro e enrugado que, munido de seus pensamentos vários acerca de cambiar um mundo injusto, sai à cata de aventuras. Eternamente apaixonado por sua sem-par Dulcinéia Del Toboso, nosso herói ganha o mundo com extrema perseverança, montado em seu cavalo Rocinante e, ao lado de seu “escudeiro-amigo-braço-direito” Sancho Pança, passa por muitas desventuras – como sempre acometem aos bons – em teste de sua obstinação e coragem. A saga de 75 minutos e  classificação etária de 14 anos será apresentada no  teatro Marlice Margarida, às 19h. Entrada franca. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 273, Nossa Senhora de Fátima ou com meia hora de antecedência no próprio teatro. 

Sábado (24) penúltimo dia de festival, tem “Um dia de João” da equipe Circo no Ato, às 11h na Praça Nossa Senhora da Conceição. João percorre as ruas de uma cidade que se transforma, tanto pelos eventos que a invadem, como feiras, fluxos de pedestres, como pelas constantes construções que reorganizam e amontoam os espaços públicos. Alheio a tudo isso, ele tem um olhar e uma relação diferenciada com o caos urbano, com as situações e com as pessoas que encontra em seu caminho. Encanta-se pelo brilho das crianças e pelas belas mulheres, vibra com a energia dos feirantes, se apaixona pelas noites de boemia, teme o fluxo das ruas e não entende a realidade fabril dos trabalhadores da cidade. Acostumado a um ritmo menos acelerado, esse personagem vindo de outro tempo e lugar, busca uma forma de pertencimento em meio ao ritmo frenético de um local que nunca permanece o mesmo.

Mais de quatro mil pessoas já reservaram seu ingresso para assistir o stand-up de Thalita Carauta em Queimados neste domingo


Domingo é a vez do riso solto de Thalita Carauta contagiar a plateia queimadenses com seu Stand-Up “Favela” no Ginásio Municipal, às 19h. O espetáculo que narra um dia comum de uma comunidade. Essa Favela é apresentada por quatro personagens que dão humor a essa realidade: Clarete, uma vendedora de calcinha barraqueira, Dona Santinha uma pregadora suspeita, Fininho, o chefe da Favela e a sedutora Janete, a radialista que dá dicas de sedução. O espetáculo começa com a Favela acordando, como seria num dia qualquer, não fosse uma festa oferecida por Fininho que engrena o espetáculo para um desfecho inusitado das personagens. O Stand-up será apresentado no Ginásio Municipal ao lado do teatro escola. Classificação livre. Duração de 80 minutos. Lotação esgotada.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 5º FESTIVAL DE INVERNO DE QUEIMADOS DE 9 A 25 DE AGOSTO

Adicionar legenda

Queimados comemora 7 anos de Lei Maria da Penha

Plenária contará com presença de autoridades e a comunidade civil está convidada a participar

Com o intuito de prestar contas do trabalho com as mulheres e comemorar os 7 anos da Lei Maria da Penha na cidade de Queimados, será realizado no próximo dia 28 (sexta) uma plenária com a presença de autoridades civis, militares e políticas. O Evento vai acontecer na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, que fica à Rua Otília, n° 1495, Centro, atrás do Fórum, a partir das 14h. Toda a sociedade está convidada.

A reunião terá o foco em uma avaliação das conquistas e avanços das políticas públicas para as mulheres no município e apontar as metas para os próximos anos. E comemorar o vigor da Lei  11.340/06 há 7 anos, a Lei Maria da Penha, que desde 2006 acabou com o direito a fiança de bolsas auxílios e prestação de serviço à comunidade como forma de pena à agressão as mulheres, além de também englobar as violências morais, psicológicas e patrimonial à violência física e sexual. Estará presente no evento o Capitão Mário Soares, representando o 24° Batalhão, a Delegada Drª Tereza Persa, o Centro Integral de apoio à Mulher Baixada Regional, a Coordenadora Elizete Lopes e da Vice Prefeita do município Márcia Teixeira.

A Vice Prefeita do município, Márcia Teixeira, enfatizou quais avanços a lei ainda tem que dar para atingir o ideal. “A Lei pegou! Depois de 7 anos todas as mulheres sabem que ela existe, a partir de agora o trabalho é difundir todos os direitos das mulheres e trabalhar para que a mulher tenha condições de denunciar e sair da situação de agressão, com melhor educação e melhores condições de trabalho. A Lei avançou, e agora precisamos fazer a mulher tomar posse da sua independência para que ninguém tenha o direito de tocá-la, físico, sexual, moram e patrimonialmente, sem que ela permita” declarou Márcia.

Para o Secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar, a Lei precisa ser amplamente explicada, para que as mulheres saibam exatamente quais medidas tomar, caso venham sofrer algum tipo de violência. “Mesmo com a Lei, o que presenciamos diariamente são mulheres receosas de denunciarem seus agressores por diversas ameaças, e principalmente pelo medo de não “dar em nada” e sofrerem coisas ainda piores após a denúncia. Nos reuniremos aqui para comemorar os avanços e pensar em como podemos crescer e difundir ainda mais os direitos para as mulheres. Queremos garantir que, em Queimados, as mulheres tenham na secretaria uma guarida que as ajude a fazer valer os seus direitos”, destacou Ribamar.

A Coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Eliana Leôncio, chama a população a participar da plenária. ”Essa é a oportunidade para quem ainda tem dúvidas e queira opinar e dar sugestões de melhorias para o trabalho com as mulheres em Queimados poderem ter voz. Teremos um local para receber 150 pessoas e queremos encher o local de mulheres”, contou Eliana.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Queimados estreia nesta quinta-feira pela Liga Rio Copa

Time da Vila Olímpica do Município encara equipe da Zona Sul no Campo D. Bosco

O time de juniores da Vila Olímpica de Queimados estreia na tarde desta quinta-feira, 22, pela Liga Rio Copa de Futebol, competição que reúne 10 equipes de diversos lugares do Estado do Rio de Janeiro. A primeira partida do time da Baixada será contra a equipe da Zona Sul, às 14h30, no campo do D. Bosco, localizado na Estrada Olegário Dias, s/nº - Bairro Valdariosa. O sistema de disputa acontecerá em turno e returno, onde os times da Chave A irão enfrentar as equipes do Grupo B. Os dois times com melhor desempenho avançam para as semifinais.

Segundo colocado na Liga Rio Copa, que foi realizada no primeiro semestre, perdendo a final para o Bangu Atlético Clube, o time de Queimados agora sonha com o título da competição. “A expectativa é conseguirmos o primeiro lugar da Liga e para isso reforçamos nosso elenco com alguns atletas que se destacaram no circuito de areia, que aconteceu recentemente no município e estamos treinando forte diariamente”, disse o técnico do time Alexandro Narcizo.

Chave A
Semel/Queimados
Campo Grande A.C.
Tupi/leão do Sul F.C.
Raiz da Gavea F.C.
Amora Brasil F.C.

Chave B
E.C. Coroa Dourada
Tudo pela Paz FC
São Cristovão FR
Condor FC
Zona sul FC

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conselho Comunitário de Segurança de Queimados passa pelo Bairro São Jorge

 O CCS é itinerante e se reúne uma vez por mês com os moradores e autoridades

O mais novo CCS - Conselho Comunitário de Segurança da Baixada foi criado em Queimados no último mês e já realizou sua primeira reunião no Bairro São Jorge, na manhã desta terça-feira (20), com o novo comandante do 24º. BPM, Ten. Cel. Rogério Martins e autoridades municipais. A reunião ocorreu na sede da Casa de Caridade Padre José de Anchieta e a outras irão acontecer toda última quarta-feira de cada mês em Bairros diferentes. O próximo encontro está previsto para o Bairro Belmonte. O Conselho é tripartite e conta com membros da Polícia Ostensiva, judiciária e sociedade civil organizada.

Segundo a presidente do Conselho, Alessandra Montalto, a função do órgão é diminuir a distância entre o poder público e as comunidades, com vistas, a criar uma política de segurança eficiente. “As autoridades não são onipresentes e não podem saber de tudo o que está acontecendo na cidade, precisam da ajuda da comunidade para gerar os números que farão uma política de segurança eficiente”, adiantou. O conselho conta com uma fanpage chamada CCS Queimados e disponibiliza aos moradores o telefone 8544-2796 e o email: ccsqueimados@gmail.com para agendamentos de visitas.
O comandante do 24º BPM de Queimados, Ten. Cel. Rogério Martins, que tomou posse na última sexta (17), garantiu que o Batalhão estará mais próximo das comunidades em sua gestão. “Sou morador da Baixada Fluminense e posso garantir que ainda vivemos numa tranqüilidade muito maior do que na capital. Ainda somos privilegiados e temos de trabalhar para que continuemos assim”, enfatizou.
Os moradores do Bairro São Jorge aproveitaram a oportunidade para fazer recomendações ao novo comando e pedir mais patrulhamento para o bairro São Jorge. “Estão assaltando gente pobre e trabalhadora no ponto do ônibus. Levaram o único dinheiro de passagem que a moradora tinha na bolsa”, reclamou Dona Silvana Souza.
Já o comerciante que não quis se identificar reclamou que foi assaltado quatro vezes e pediu mais policiamento noturno. “Nunca vi nenhuma viatura pelo bairro à noite. Sei que durante o dia é mais necessário, mas precisamos de policiamento nestes horários também. Já tive a minha loja assaltada quatro vezes nos últimos dois anos”, lembrou.  O comandante Ten. Cel Martins respondeu que sofre de falta de efetivo, mas que irá melhorar o patrulhamento no bairro.
Secretários Municipais dão suporte
Aproveitando a presença dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro e de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, Ribamar Dadinho, os moradores reivindicaram mais ações para o bairro. O secretário de esportes, anunciou que será construída nas proximidades do bairro (campo do Palestra), uma Vila Olímpica nos mesmos padrões da existente no bairro Vila Pacaembu.
Já o secretário de Promoção da Cidadania, lembrou que as novas construções habitacionais que estão sendo levadas para o bairro contam com posto de saúde, escola para mil alunos e estações de tratamento de esgoto, à exemplo do Condomínio Ulisses Guimarães que irá beneficiar 406 famílias.

A presidente da Casa de Caridade Padre José de Anchieta, Vânia Maria Vaz, também deixou o convite para que as ações de promoção de cidadania sejam realizadas na instituição. “Estamos de portas abertas para receber as ações de promoção da cidadania oferecidas pelo poder público. Nosso bairro é muito carente e precisa de mais ações culturais e educativas para as crianças”. Finalizou. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Queimados ganha mais uma loja de departamento

Fotos: Felipe Bragança
O Prefeito Max Lemos participou na última sexta-feira, 16, da inauguração da loja Rosalem Kids, que aconteceu no Centro Comercial Queimados.  A unidade veio acompanhada de outros comércios do Grupo Rosalem, as lojas Censura 18 e C 18 Runner. O novo comércio funciona de segunda a sábado das 10h às 20h e já gerou cerca de 20 empregos diretos, para os moradores do município. Participaram da festa de inauguração, os Secretários Municipais Cacau Nogueira, Robson Silva e Gilda Baltar e os proprietários da Marca, Ramiro Rosalem e Zé Carlos Rosalém.

O Prefeito Max Lemos afirmou que o fortalecimento do comércio local está sendo peça fundamental para o “milagre econômico” do município e anunciou a chegada de mais um empreendimento. “Fico emocionado de ver a família Rosalém vindo para nossa cidade. Quando essas marcas chegam é porque o município está crescendo de verdade. Já virou tradição inaugurarmos grandes lojas e isso é importante porque gera um ICMS muito rápido. No mês que vem vamos inaugurar o bob’s, que está quase pronto e ficará localizado na Praça dos Eucaliptos”, anunciou Max.

O Grupo Rosalem conta atualmente com 16 lojas espalhadas pela Baixada Fluminense e já atua no mercado da moda há 53 anos. Para o proprietário Ramiro Rosalém o crescimento econômico de Queimados nos últimos anos foi fundamental para a chegada das lojas da família na cidade. “Acreditamos na atual gestão e isso foi um fator importante para decidirmos investir aqui. Quem dera que todos tivessem a preocupação em governar para as pessoas. O empresário precisa de condições para investir e vimos isso em Queimados, tanto que inovamos construindo três lojas interligadas”, disse Ramiro.

Comodidade e empregabilidade

De acordo com a cliente, Márcia Lu, 26, a chegada da loja Rosalem Kids no Município vai trazer mais comodidade para ela poder comprar a roupa do filho kingsley Tan Lu, 1. “Vim da China para o Brasil tem apenas nove meses e ainda não conheço muito bem todos os lugares. Com a chegada desta loja em Queimados, não vou precisar mais me locomover para outra cidade para comprar roupa para o meu filho, pois as peças aqui são de excelente qualidade”, destacou Márcia.

Caroline Barbosa, 19, moradora do Bairro do Glória, em Queimados, foi contratada para trabalhar na nova loja Rosalem. “Fiquei muito feliz em ter sido selecionada para trabalhar numa loja na minha cidade. Antes tinha que acordar às 06h da manhã para ir ao trabalho. Agora vou poder descansar até às 09h. Vou ganhar em qualidade de vida”, afirmou Caroline. A moradora de Cabuçu Vivian Rodrigues corroborou com a amiga de trabalho. “Trabalhar perto de casa não tem preço, estou muito contente com esta oportunidade”, exclamou Vivian.  

Time da Pedreira é campeão do Circuito de Esporte de Areia de Queimados

Fotos: William Wallace
Depois de um mês de competições, chegou ao fim no último sábado, 17, a terceira Jornada Estudantil, Esportiva e Cultural de Queimados com as finais do maior Circuito de Esporte de Areia da Baixada Fluminense e do Campeonato Intermunicipal de Beach Soccer, que aconteceram na arena montada na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Os grandes campeões foram o time da Pedreira, que faturou de forma inédita o título do circuito, que reuniu 28 equipes e mais de 250 atletas e a equipe de Niterói, que venceu o campeonato intermunicipal, disputado entre as cidades de Queimados, Niterói, Mangaratiba e Nilópolis. 

Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, o Circuito de Esporte de Areia é mais uma iniciativa que vem coroar o crescimento do esporte em Queimados. “Nossa cidade respira esporte em todas as vertentes e o circuito de areia já virou tradição no nosso calendário. Há 18 anos começamos num espaço pequeno e hoje graças ao Prefeito Max Lemos realizamos a atividade com uma estrutura profissional. Os jovens vibram ao jogar aqui. Depois das cidades praianas, Queimados é o único município que oferece essa arena montada com areia de praia de verdade”, destacou Monteiro.

Título inédito

A equipe da Pedreira conseguiu o caneco do Circuito de Esporte de Areia pela primeira vez ao vencer na final o time do Galudão por 4 a 2, de virada, destaque para as atuações de Guilherme Ferreira, que marcou dois gols e do astro do time Antônio Carlos, que foi eleito o melhor jogador da competição por unanimidade. O time da Pedreira ainda teve escolhido o melhor goleiro do circuito, Bruno Melo. O prêmio de artilheiro ficou com Carlos Rodrigo do Galudão, com 9 gols e o prêmio de melhor torcida foi para o time da Pastoral do Esporte, que ficou em 4º lugar. A terceira colocação foi para o time dos Dinoussauros.

Eleito o melhor jogador do Circuito, o atleta Antônio Carlos, não escondeu a felicidade pelo título. “As pessoas passam a conhecer melhor o nosso trabalho, pois todas as partidas tiveram casa cheia e graças a Deus conseguimos dar o melhor dentro de quadra. É uma coroação do trabalho de união que foi desenvolvido pelo nosso grupo que está de parabéns. Agora é comemorar e começar a montar o time para buscarmos o bicampeonato no próximo ano”, disse Antônio. 

Intermunicipal foi a novidade

A Terceira Jornada Estudantil, Esportiva e Cultural de Queimados contou com uma novidade: a realização do primeiro torneio Intermunicipal, que contou com a participação dos municípios de Queimados, Niterói, Mangaratiba e Nilópolis e foi realizado no sistema de pontos corridos. O time de Niterói venceu todas as partidas e foi o grande campeão da competição, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Brasileira de Beach Soccer. A segunda colocação ficou com a equipe de Mangaratiba e o time de Queimados, formado por atletas da Vila Olímpica do município ficou com a terceira colocação. Além do Circuito livre e do torneio Intermunicipal, a Jornada ainda contou com a realização do campeonato estudantil e do vôlei de duplas.

Para o diretor da Confederação Brasileira de Beach Soccer, Chicão Carneiro, a competição teve o objetivo de fomentar o esporte na Região. “Essas atividades que fazem o beach soccer crescer e colocam os jovens no contexto do esporte. Foi um embrião do que pretendemos para todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Carneiro.  De acordo com o treinador de Niterói, Bruno Oliveira, o campeonato intermunicipal foi um divisor de água para o esporte na Região. “Foi dado um pontapé inicial de um projeto de incentivo ao futebol de areia. Queimados está de parabéns pela iniciativa e estamos muito felizes com o título conquistado”, finalizou Bruno.

5º Festival de Inverno de Queimados deixa seu legado

Ressifignicar os espaços públicos, esta foi a lição deixada
pelo grupo Batidas e Rimas em suas telas de grafite

Fotos: Luiz Ambrosio
O 5º Festival de Inverno de Teatro de Queimados foi para às ruas neste final de semana ao levar o ambiente do circo com suas brincadeiras e piadas para a Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, no sábado (17). O grupo Brincante da Turma Encena, encantou a platéia de adultos e crianças que passava pelo local. À noite foi a vez do Stand-Up de Miguel Marques continuar o clima de risos e piadas, só que desta vez, no tablado do Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira. O humorista fez sátiras e piadas clássicas com sogras, gays, lésbicas e até consigo mesmo. Diante de tanto desprendimento e descontração, a plateia pediu bis por mais de duas horas de show.

Brincadeiras à parte, o domingo (18) também foi de algumas reflexões sobre cultura e educação, como por exemplo: para quê sujar as paredes com pichações que ninguém conhece, se você pode fazer uma arte que todos admirem. Esta foi uma das mensagens que o grupo “Batidas e Rimas” levou para à Praça Dona Branca, Estrada dos Caramujos através das várias faces do Hip Hop e seus quatro elementos: break, Mc, grafite e os Dj´s. A festa contou com batalha de MC´s, que chegaram de vários lugares do Rio, entre Rocinha, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita e Lapa.

O dia também foi de muito Break e Streat Dance, mas quem passava pelo local, além de ouvir as letras contagiantes e críticas do Hip Hop, também pode observar imagens diferentes das grandes telas de grafite que serviram para ressignifiar as paredes de um velho prédio abandonado e pichado. “Nossa arte nem sempre quer dizer alguma coisa, simplesmente quer ser arte, quer encantar. Levamos horas, e às vezes dias, para terminar algo que está sempre em movimento”, disse o artista Zinho, como gosta de ser reconhecido.  

Festival continua nesta terça (20)

O 5º Festival de Inverno de Queimados vai até o próximo dia 25 de agosto com várias atrações culturais, entre elas, peças de teatro, shows, apresentações circenses e stand-Up, todas gratuitas. Os ingressos podem ser adquiridos com meia hora de antecedência no local ou na Secretaria de Cultura, como explicou o secretário de Cultura, Antônio Almeida. “Estamos disponibilizando todas as atrações gratuitamente, mas quem quiser garantir um “lugar ao sol”, deve se antecipar e buscar o seu ingresso na Secretaria de Cultura, o quanto antes”, alertou. A Secretaria de Cultura funciona à Rua Hernani, 372, Nossa Senhora de Fátima, perto da Câmara Municipal. De segunda à sexta, das 8h às 17h.

Terça (20) é a vez da peça “A cigarra e a formiga” da trupe Cochicho na Coxia.  Baseada na fábula de La Fontaine, o espetáculo conta história de Cici, uma Cigarra cantora e um Formigo trabalhador. Como toda boa cigarra, Cici resolve mostrar seus dotes, e começa a ensaiar para o festival de música animal, o que causa um grande alvoroço e muitas reclamações do Sr. Formigo, devido sua “cantoria”. Em uma bela história de respeito à natureza, o texto de Thaissa Vasconcellos de 45 minutos, trabalha a importância de cada profissão, bem como, a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente saudável. Classificação etária livre.

SERVIÇO:
5º FESTIVAL DE INVERNO DE TEATRO DE QUEIMADOS – DE 9 A 25 DE AGOSTO
12
21/08/2013
QUARTA
15H
Questão de Atitude
NAEM
12 ANOS
TEATRO METODISTA
13
21/08/2013
QUARTA
20H
A História de Gabriel
CIA DOM REAL
LIVRE
TEATRO METODISTA
14
22/08/2013
QUINTA
9H E 15H
Hoje tem marmelada! Tem sim senhor...
VALENTIN
LIVRE
TEATRO METODISTA
15
23/08/2013
SEXTA
19H
“O Incansável Dom Quixote”

MAGNÍFICA TRUPE DE VARIEDADES
14 ANOS

TEATRO METODISTA
16
24/08/2013
SÁBADO
11H
Um dia de João
CIRCO NO ATO
LIVRE
PRAÇA Nª Srª. Da CONCEIÇÃO
17
25/08/2013
DOMINGO
20H
 Favela
Thalita Carauta
16 ANOS
GINÁSIO
MUNICIPAL