segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Projeto de paisagismo busca preservação de palmeiras em tradicional praça de Queimados


Plantadas há mais de 15 anos, espécies são inadequadas para o local. Cinco já morreram com o tempo e a ação não terá custos aos cofres públicos    

A Secretaria Municipal do Ambiente de Queimados com objetivo de preservar as palmeiras jerivá (Syagrus romanzoffiana) plantadas a cerca de 15 anos na Praça dos Eucaliptos, no Centro do município, começou a sua retirada para o replantio em locais mais adequados a espécie. Em seu lugar serão plantadas palmeiras imperiais (Roystonea oleracea). As novas espécies são mais adequadas ao local já que são mais resistentes ao clima.

Das 28 palmeiras plantadas cinco já morreram ao longo dos anos e das 23 restantes, duas já foram condenadas. As palmeiras em boas condições serão replantadas em trevos e praças da cidade. A intervenção foi necessária por conta da avaliação de técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente, que constataram que as espécies não teriam como sobreviver por mais tempo no local.

Projeto de reurbanização e paisagismo

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, a troca das palmeiras além de integrar um projeto paisagista também é uma questão de necessidade, porque muitas estão mortas e outras com pouco tempo de vida. “Não estamos tirando as palmeiras, apenas estamos substituindo as antigas por novas espécies mais resistentes. As que ainda estão em boas condições serão reaproveitadas em espaços públicos para deixar a cidade mais arborizada e amenizar o calor”, explicou Max Lemos, que completou: “A retirada das palmeiras não vai gerar custos à Prefeitura, porque se trata de uma medida compensatória ambiental de uma empresa que está se instalando em nosso Distrito Industrial”, disse Max.   

Segundo o secretário de Ambiente de Queimados, Alex Dornellas, a troca das palmeiras faz parte de um projeto de paisagismo para transformar o local em uma praça de convivência e arborizada. “A intenção é trazer mais qualidade de vida à população que transita no local dando condições ser utilizada mesmo durante o dia. Estamos recebendo dentro da medida compensatória 30 palmeiras, sendo que 28 serão plantadas na Praça dos Eucaliptos e as outras duas na entrada principal do município”, adiantou Dornellas.

Entre os locais escolhidos para o replantio das palmeiras retiradas da Praça dos Eucaliptos estão: Praça Dona Branca (Estrada dos Caramujos), trevo próximo à Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Porteira, trevo no bairro São Jorge, trevo na Avenida Maracanã (próxima à Vila Olímpica). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.