quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Projeto de paisagismo replanta palmeiras em praça de Queimados

Fotos: Aílton Tinho do Amaral
Texto: Bruno Anacleto

Alex Dornellas (dir; amarelo) acompanha a ação
Novas palmeiras do tipo imperiais são mais resistentes à mudança de tempo e não vão gerar gastos aos cofres públicos

A Secretaria Municipal do Ambiente de Queimados com objetivo de deixar a cidade mais bonita e preservar áreas públicas arborizadas finalizou nesta quinta-feira (13) o replantio de novas palmeiras da espécie Imperial (Roystonea oleracea), na Praça dos Eucaliptos. As antigas palmeiras, da espécie Jerivá (Syagrus romanzoffiana) plantadas há mais de 15 anos no local, estavam morrendo com passar dos anos e foram replantadas em alguns pontos da cidade onde o solo teria melhores condições de fornecer nutrientes.

A intervenção da Prefeitura foi necessária por conta da avaliação de técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente, que constataram que as espécies não teriam mais condições de sobreviver no local. Segundo eles, a nova espécie plantada é mais resistente que as anteriores. Ao todo, 28 novas foram plantadas. O projeto de paisagismo da Prefeitura não gerou custos aos cofres públicos por se tratar de uma medida compensatória ambiental. A ação foi custeada por uma empresa que está em fase de instalação no Distrito Industrial do município.     

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, a substituição das palmeiras além de integrar um projeto de paisagismo e de reurbanização para o local também foi uma questão de necessidade, porque muitas já estavam mortas e outras teriam pouco tempo de vida. “As palmeiras antigas foram substituídas por novas espécies adequadas ao local . As que ainda estão em boas condições foram reaproveitadas em espaços públicos para deixar a cidade mais arborizada e amenizar o calor. Esse é o início de um projeto para reurbanizar a praça e deixá-la ainda mais bonita e confortável para população”, explicou Max Lemos.

Replantio em locais na cidade

Segundo o secretário de Ambiente de Queimados, Alex Dornellas, as palmeiras retiradas da praça e em boas condições já foram reaproveitadas em outros pontos da cidade . "Entre os locais escolhidos que já receberam o replantio foram a Praça Dona Branca, na Estrada dos Caramujos, trevo próximo à Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Porteira, trevo no bairro São Jorge e trevo na Avenida Maracanã, no bairro Vila Pacaembu", contou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.