segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Queimados escolhe Corte Momesca para Carnaval 2014 com grande festa

Rei Momo, Cidadão do Samba, Rainha, Princesa e Musa do Carnaval foram eleitos neste fim de semana

Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio

Com a intenção de manter a fama de sediar o melhor carnaval de rua da Baixada Fluminense, o município de Queimados realizou no último fim sábado (15) a escolha da Corte Momesca, que irá representar a cidade durante todos os dias de folia. Cerca de mil pessoas compareceram à Praça dos Eucaliptos para acompanhar a apresentação dos candidatos a Cidadão do Samba, Rainha, Musa e Princesa do Carnaval, além, é claro, da consagrada figura do Rei Momo. A noite também teve muita música com o pagode do grupo Art-samba e a exibição da GRES Leão de Iguaçu. A coroação da corte eleita será na abertura oficial da festa, no dia 28 de fevereiro.

A primeira escolha da noite foi para cidadão do samba e o eleito foi o montador de estruturas metálicas, Carlos André (41). Esta foi a quarta vez que o morador do Centro de Queimados será representante da cidade nesta função. Orgulhoso de representar sua cidade, Carlos disse que o amor pelo samba vem de família: “Muito feliz de ganhar. Venho do meio do samba e não tem como ficar de fora da grande festa popular”, disse.

Outra disputa acirrada foi para assumir o posto de Rei Momo. O embate era entre o atual dono do posto, Fabrício Santos, e André Luiz Primo, que já foi escolhido seis vezes para a missão de representar o maior personagem do carnaval. Depois de duas grandes apresentações, André foi o preferido dos jurados, que lhe deram a vitória por 4 a 2. Aos 46 anos, o segurança queimadense e morador do Bairro Jardim Queimados, falou a motivação de estar mais uma vez no posto de Rei Momo da cidade: “O que faz acreditar sempre e participar desta eleição todos os anos é a alegria do carnaval e deste povo abençoado de Queimados que me passa muita energia positiva”, finalizou.

O momento mais esperado era, sem dúvidas, a escolha da Rainha do Carnaval. Entre as quatro finalistas, a mais ovacionada era a atual dona do posto, a dançarina Néia Bombom (foto). Com 31 anos, a mulata de 1,80m é destaque da Beija-flor de Nilópolis há 14 anos e chegou a representar a escola como Musa em um programa de TV em 2012. Os jurados também se renderam ao samba, beleza e simpatia de Néia. Com cinco votos, entre os seis jurados, pela quinta vez, a bela foi eleita Rainha do Carnaval de Queimados em 2014. “Orgulho-me em representar meu povo em outros estados e países, por isso estou muito feliz de, mais uma vez, levar a arte do samba a todos”, disse a vencedora. Em segundo lugar, eleita a princesa da folia queimadense, foi a jovem Elaine Rodrigues. E a musa do Carnaval, Poliana Cássia, ficou em terceiro lugar e garantiu seu lugar na Corte Momesca 2014. 



“Responsabilidade de ser o melhor carnaval da Baixada”

O secretário municipal de Cultura, Antônio Almeida, participou da apresentação do evento e falou sobre a grande festa realizada para a escolha da Corte Momesma 2014: “Eles representam o Carnaval. Simbolizam a alegria de milhões de pessoas apaixonadas pelos dias de folia. Estou maravilhado com a participação do povo queimadense. Por isso sempre fazemos o melhor carnaval de rua da Baixada e o Prefeito Max Lemos determinou que não vamos perder a oportunidade de, mais uma vez, trazer a alegria do carnaval para o nosso povo. É nossa responsabilidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.