quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Terceira Idade de Queimados homenageia Barnabé de Souza

“A despedida não é o fim de uma amizade, mais sim uma grande saudade”. Foi com a frase que o secretário municipal de Terceira Idade, José Alves de Carvalho Dequinha, resumiu a homenagem feita nesta quarta-feira (19) ao ex-atleta e professor de educação física, Barnabé de Souza, que morreu a um mês de infarto. A homenagem contou com uma caminhada de quase um quilômetro de 80 idosos nas proximidades da Vila Olímpica de Queimados para relembrar a trajetória de vida e de conquistas do ex-atleta. O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro.

Para o secretário José Alves de Carvalho Dequinha, o falecimento do esportista é uma grande perda para a história do esporte. “Barnabé era uma pessoa muita querida e considerado um dos grandes nomes do atletismo brasileiro. A morte dele vai deixar muitas saudades e é uma grande perda para a história do atletismo. Além de ter sido meu amigo ele foi um exemplo para todos nós. A despedida não é o fim de uma amizade, mas sim uma grande saudade”, disse Dequinha.    

Amor ao esporte e coleção de medalhas  

Uma forma de homenagear o atleta baiano, que morou em Queimados há mais de 50 anos, a equipe de atletismo da Terceira Idade de Queimados leva o seu nome. “Falar do Barnabé é o mesmo que falar do amor ao esporte. Ele era um apaixonado pelo esporte, além de ser um grade mestre para todos nós. Em sua homenagem nossa tradicional Corrida do Trabalhador vai levar seu nome”, contou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro 

Barnabé era considerado um dos grandes nomes do esporte militar da Baixada Fluminense com mais de 2 mil medalhas conquistadas. Foi campeão sul-americano de atletismo individual, e pentacampeão sul-americano de Pentatlo e bateu seus próprios recordes mundiais em natação utilitária em 1961, 63, 65, 66 e 68 e logo depois, sagrou-se campeão de atletismo com o Troféu Brasil. 

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.