segunda-feira, 31 de março de 2014

Caminhada pela Paz em Queimados reuniu moradores de vários pontos da Baixada


Texto: Dine Estela
Fotos: Ian Marlon

Mais de mil pessoas participaram da Caminha Pela Paz realizada pela Igreja católica em função da chacina da Baixada que ocorreu em 31 de março de 2005 e entrou para história como um dos maiores crimes já acontecidos no estado do Rio de Janeiro. Policiais militares percorreram de carro as ruas dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, disparando contra pedestres e causando 29 mortos.  A caminhada que ocorreu no último sábado (29), também contou com uma missa na Praça Nossa Senhora da Conceição e várias paradas no trajeto para a realização do ato penitencial com orações e pedidos de paz para a região.

O ato contou com a participação de vários parentes das vítimas da chacina como  Silvania Azevedo, 35, que perdeu o irmão Renato com 32 anos na frente do lava-a-jato da família, no Centro de Queimados. “Mesmo depois de nove anos, ainda não consegui retomar minha vida, ainda não consegui nem formar uma nova família com filhos porque ainda tenho muito medo da violência. Mesmo tendo muitos dos acusados sendo condenados, sabemos que outros não foram nem se quer foram julgados, algo que me assusta bastante”, contou Silvania que não consegue mais morar na cidade. A mãe de Raphael, Luciene Silva, 47, de Nova Iguaçu também fez questão de participar de toda a cerimônia.

A missa foi realizada pelo vigário geral da Diocese de Nova Iguaçu, padre Davinir Andrade, que representou o Bispo Dom Luciano Bergamin. O padre destacou o ato não somente como uma ação para lembrar um sofrimento, mas para destacar a importância de se proteger as famílias.  “Vivemos numa região de pessoas de bem e famílias que sempre estiveram acostumadas com a vida pacata da região, logo é possível ver sempre muitas crianças pelas ruas, mesmo a noite e precisamos preservar esta paz. Pedidos as autoridades que atentem para esta questão e manter os olhos abertos”, destacou o padre.

Participaram ainda do evento: o secretário de Direitos Humanos, Ribamar Dadinho, Assistência Social, Ana Paula, Feliz Augusto da Secretaria de Governo representando o prefeito Max Lemos Dep. Estadual, Zaqueu Teixeira e Iolanda Florentino, Coordenadora do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.