quarta-feira, 19 de março de 2014

Depois do Rio Abel, Queimados agora terá Rio Camorim canalizado e urbanizado

Texto: Felipe Carvalho
Após realizar a maior obra de canalização da história do município de Queimados, a do Rio Abel, o Prefeito Max Lemos lançará nesta quinta-feira, 20, ao lado do vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão e do Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, a partir das 19h, no Salão de Festa Elite (Rua Nilton, Lote 40 - Vila Camarim - Fanchem) uma frente de obra ainda maior. Trata-se da canalização e urbanização do Rio Camorim. O projeto de revitalização inserido no Programa do Governo do Estado, Somando Forças, está orçado em cerca de R$ 70 milhões, e o investimento inclui a revitalização e arborização das margens, com construção de áreas de lazer: duas praças, pista de skate, quadra poliesportiva, ciclovia no entorno, três passarelas, pontes de acesso, paisagismo e estação de tratamento de esgoto.

Serão canalizados 1,8 quilômetros de rio. Ao todo, serão construídas cinco pontes com o objetivo de facilitar o trânsito de pedestres e de veículos entre os bairros Fanchem e Paraíso.  A obra será iniciada na próxima terça-feira, 25, e deverá ser concluída em 12 meses. O Rio Camorim, que é uma das principais saídas da rede de esgoto de milhares de casas da cidade, deságua no Rio Queimados. A canalização consiste na limpeza dos trechos de erosão, colocação de muros de gabião e na concretagem da encosta do rio e a construção de uma ciclovia no entorno.  O objetivo maior da canalização é evitar enchentes e transbordamentos.

Parceria

O Prefeito Max Lemos ressalta a parceria com o Governo do Estado e afirma que a canalização do Rio Camorim vai ajudar a solucionar o problema de enchentes na região. “Agradeço ao governador Sérgio Cabral, ao vice, Luiz Fernando Pezão, aos Deputados Leonardo Picciani e Rafael Picciani. Esta é a parceria que está transformando Queimados para melhor. Sozinho eu não conseguiria nem um terço de tudo que já fizemos e o que está previsto para fazermos na cidade, que não para de se desenvolver. Já fizemos a canalização do Rio Abel e agora começa a sair do papel a do Rio Camorim. Essa parceria com o Governo do Estado está permitindo que a gente sonhe com o fim dos problemas das enchentes que ainda assolam essa região, em especial ao Bairro da Porteira”, destaca Max.    
Moradora aprova ciclovia e áreas de lazer

Ao lado do filho Felipe Matheus, 6, a comerciante Silvia de Souza, 38, gostou de saber da construção da ciclovia, que passará bem em frente a sua casa e das áreas de lazer que serão construídas com as obras de urbanização do Rio Camorim. Para ela, a ciclovia vai facilitar a vida dos moradores e diminuir o tempo para chegar aos outros bairros. “O trajeto também ficará mais seguro, já que não vamos precisar desviar de carros e motos. Com as áreas de lazer, meu filho vai poder brincar com segurança, na porta de casa. Mas o principal é a canalização deste rio, que é um sonho de consumo de todos nós moradores. Moro aqui há mais de 20 anos e pela primeira vez, em dezembro, tive minha casa alagada pelas chuvas e perdi vários móveis. Não vejo a hora de a obra começar”, contou Silvia.

SERVIÇO:
Assunto: Lançamento da obra de urbanização e canalização do Rio Camorim
Data: 20/03/2014
Hora: 19h

Local: Salão de Festa Elite (Rua Nilton, Lote 40 - Vila Camarim - Fanchem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.