segunda-feira, 10 de março de 2014

Dia internacional da Mulher é comemorado com ações de saúde e iniciação de vacinação contra o HPV


Dr Fátima, Max Lemos (ao Centro) e Deputado Rafael Picciani
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou uma série de ações direcionadas ao bem estar do sexo feminino. O Programa “Saúde em Ação” estará durante toda esta semana, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro), das 8h às 12h, disponibilizando diversos serviços à população como Aferição de Pressão, Encaminhamentos para Preventivos, Pesagem do Bolsa Família, Vacinação, Programas contra DST (Aids), Hanseníase e Tabagismo, Mamografia, Ultrasonografia, entre outros. Cerca de 50 agentes estão envolvidos nas ações que vão até a próxima sexta-feira (14). Outra atividade importante realizada, foi o lançamento do Programa Federal de Vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que contou com a presença do Prefeito Max Lemos, da Secretária de Saúde, Drª Fátima Cristina e do autor da primeira lei estadual que disponibiliza a vacina na rede pública de saúde, Deputado Estadual Rafael Picciani.

Dona Célia e Graziele felizes após a vacinação

Quem fez questão de comparecer ao primeiro dia de vacinação contra o HPV e falou sobre a satisfação de ser autor da Lei da Campanha nacional foi o deputado estadual Rafael Picciani. Ele falou sobre a chegada da vacina gratuita a nível nacional: “Outros países já disponibilizam há algum tempo a vacina, e aqui no Brasil só tínhamos na rede particular de saúde, que custava cerca de 1.200 reais. Em 2011, eu e Paulo Rossi demos entrada nesta Lei que foi sancionada imediatamente pelo Governador Sérgio Cabral, esta que logo foi copiada por nove outros estados e, hoje, chega em um programa federal, disponível a todas as cidades. Isto me orgulha muito”, disse Picciani. O Prefeito Max Lemos falou sobre a mobilização e disse que o município visa a prevenção: “Na nossa cidade, serão 12 novas unidades de saúde entregues até dezembro deste ano, isso para reforçar ainda mais a atenção básica. Estaremos esta semana com grandes serviços à população aqui na Praça Nossa Senhora e, hoje, começamos a vacinação contra o HPV. Precisamos entender que toda prevenção é válida”, disse o Prefeito.

Durante a ação, foram feitas as primeiras vacinações contra o HPV. A adolescente Graziele Teixeira (13) passou pelo local e foi incentivada pela avó, Célia Teixeira (73) a tomar a vacina. Dona Célia elogiou a ação e a disponibilização da vacina: “É bom ver que existem pessoas preocupadas com os menos favorecidos. Eu nem sabia da vacinação, por acaso passei por aqui e fui alertada do perigo, lógico que não pensei duas vezes. A proteção da minha netinha também depende de mim”, disse. A secretária municipal de saúde, Drª Fátima Cristina, falou sobre a ação nas escolas da cidade: “De hoje (segunda-feira-10) até dia 14 de março estaremos vacinando nossas pré-adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Precisamos entender que a prevenção ainda é o melhor remédio”, disse a secretária, que fez questão de vacinar a jovem Ana Beatriz da Silva (13), que depois pousou sorridente ao lado do Deputado Rafael Picciani.
O perigo do HPV
 Ana Beatriz é vacinada pela Drª Fátima e observada por Rafael 
A Campanha será realizada no período de 10 de março á 10 de Abril de 2013, sendo que o dia da mobilização Nacional para a vacinação será em 10 de Março. Serão vacinadas  adolescentes (sexo feminino) de 11 a 13 anos. O esquema vacinal é estendido, composto por três doses (0, 6 e 60 meses) que será realizado, de início, nas  escolas municipais, escolas estaduais e particulares; se estendendo para as unidades de saúde a partir da 2ª dose.  São mais de 150 doenças que podem ser causadas pelo HPV, entre elas o câncer do colo do útero. A doença é um importante problema de saúde pública no país, representando atualmente a segunda principal causa de morte por neoplasias (tumores) entre mulheres. Considerando que a infecção pelo HPV é condição necessária para o câncer de colo do útero, a vacinação é importantíssima para a prevenção da doença nas próximas décadas. “A vacinação antes da primeira relação sexual tem resultados mais satisfatórios”, diz a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa Veloso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.