sexta-feira, 21 de março de 2014

Encontrão marca o Dia Mundial de combate à Tuberculose em Queimados


Todos os programas de saúde farão uma participação especial na luta
contra a doença que atinge mais de 50 milhões de pessoas no Brasil

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio

Sede do Programa funciona anexo ao antigo PA 24h no Fanchen
O Dia Mundial da Tuberculose será destacado na próxima segunda-feira (24) com uma ação na Praça Nossa Senhora da Conceição, Queimados, das 8h às 12h. A ação irá contar com a participação de todos os Programas de Saúde da cidade que irão trabalhar em conjunto para destacar a necessidade de cuidados com uma doença que atinge mais de 50 milhões de pessoas por ano no Brasil e mais de 100 pessoas por ano na cidade de Queimados na faixa acima dos 30 anos.  

Segundo a secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina, a maior preocupação da Secretaria Municipal é com os casos reincidentes. “As pessoas costumam achar que se trata de uma gripe persistente e não procuram especialistas ou pior ainda, logo após o primeiro contato com o medicamento que causa uma melhora considerável, abandonam o que torna o tratamento ainda mais demorado e perigoso”, explicou a Dr. Fátima.

A coordenadora do Programa, Maria José informou que o Programa está com 80 pacientes em tratamento e que o mesmo é oferecido gratuitamente pela Prefeitura da cidade. No entanto, há muitos casos de desistência.. “Nós estamos com 80 casos em tratamento este ano e são diagnosticados mensalmente de 8 a 10 casos, mas o número de abandono é de mais de 40%, o que transforma a cidade em prioridade Estadual no tratamento da doença. Estamos com nove profissionais, entre médicos e assistentes sociais que realizam busca ativa dos casos de abandono. Muitas vezes nós fazemos questão de levar o medicamento na casa do paciente para que ele não abandone o tratamento”, informou a coordenadora. A Sede fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h na Avenida Camilo Cristófano, S/N, Fanchen (anexo ao antigo PA 24h). Telefone: 2665-7713.

 Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), não tratado, pode infectar em média de 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença. 


SINTOMAS


Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.