segunda-feira, 24 de março de 2014

Queimados promove curso de primeiro socorros para mestres de artes marciais

Cerca de 20 mestres participaram do evento desenvolvido pela Defesa Civil municipal

Todos os alunos foram diplomados. Parte deles pousou para a foto
A Defesa Civil de Queimados, na Baixada Fluminense,  em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, promoveu no último final de semana (22 e 23), um curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros para Atividades Esportivas, tendo como público alvo mestres e professores de artes marciais. Sob o comando dos instrutores Carlos Rogério e André Faria, os participantes exercitaram o resgate de vítimas de acidentes, simulação de situações de urgência e emergência em casos de traumas, hemorragias, necessidades de massagem respiratória e engasgamentos. O evento que aconteceu na Vila Olímpica teve cerca de 20 mestres e árbitros de artes marciais chinesas como Kung Fu, Lian Going e Tai Chi Chuan.. Participaram das aulas os secretários Municipais de Defesa Civil, Machado Laz, e de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, além do Sub-Secretário da Terceira Idade e Professor de Tai Chi Chuan, Antônio Amorim.

Machado Laz, Prof. Amorim e Maj. Neves
O Secretário Municipal de Defesa Civil, ao fazer o encerramento do evento, conclamou a todos para que divulguem os ensinamentos aprendidos no curso: “Que essa parceria não fique só no dia de hoje, mas que sirva de lição diária para cada um de nós”, ressaltou Machado . Ele também destacou que a instituição tem se fortalecido graças ao empreendedorismo do prefeito Max Lemos e à dedicação de todo os agentes. O professor Luis Carlos Monteiro, Secretário de Esporte e Lazer, dando boas vindas aos participantes, enalteceu a parceria firmada com a Defesa Civil e disse que espera que também se concretize com as academias de artes marciais ali representadas pelos seus líderes, objetivando o benefício da população queimadense: “Precisamos muito de mais espaço para este tipo de modalidade”, enfatizou Monteiro.

Alunos e as aulas práticas de primeiros socorros
Mentor do Curso, Antonio Amorim, subsecretário municipal da terceira idade, e professor de Tai Chi Chuan, falou sobre importância dos cuidados e da preservação da saúde dos atletas em todas as modalidades esportivas, principalmente quando acontecem os contatos durante as competições: “Precisamos cada vez mais prevenir os males e cuidar de nossa saúde. Praticamos muito contato físico, por isso este curso é essencial para a prática de nossos esportes” Disse Amorim.

Participaram personalidades do mundo das artes marciais como o presidente da FWKFTERJ (Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro), Alexandre Gomes Neto e o professor Lincoln dos Santos de Albuquerque, presidente da BWSA (Brazil Wushu Sanda Association).  

Texto e Fotos: José Carlos dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.