segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caminhada alerta população sobre o combate à dengue em Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio
A prefeitura de Queimados promoveu nesta segunda-feira, 28, mais uma marcha como parte das atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros Belmonte e Jardim da Fonte. O objetivo da caminhada contra a Dengue foi de incentivar a população e instituições sobre ações básicas para enfrentar o Aedes Aegypti. Mais de 200 pessoas acompanharam a Secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina, abordando moradores e comerciantes sobre a importância de se manter os quintais limpos e os recipientes de água limpa fechados. Também participaram da ação, todo o efetivo de agentes de endemias da cidade e integrantes do Grupo Intersetorial de Combate à Dengue, criado pelo Prefeito Max Lemos, que conta com a participação dos principais setores do governo para ações conjuntas de combate e prevenção.  

Para a secretária municipal de Saúde, Dr. Fátima Cristina, a caminhada está sendo fundamental para reduzir os criadouros do mosquito na cidade. “Com este ato queremos chamar a atenção da população para que todos se engajem no combate à dengue. Se cada casa, cada família dispensar apenas 10 minutos do seu tempo por semana, para verificar os possíveis locais onde o mosquito possa se desenvolver não vamos ter nenhum doente. A melhor prevenção é a conscientização. Temos que tomar conta da nossa casa e da do vizinho também. A secretaria de Saúde está disposta a ter essa parceria com a população. Se alguém perceber que algo está errado é só nos comunicar que mandaremos um agente até o local e tomaremos as medidas cabíveis”, destacou a Secretária Dr. Fátima.

Queimados apresentou 1,65% de infestação do mosquito da dengue, de acordo com o último LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), apresentado em março de 2014, um dos menores do Estado do Rio. O levantamento foi realizado pelo setor técnico de monitoramento e controle de vetores do município. No entanto, de acordo com o coordenador, Eduardo Dutra Machado, este índice não impede uma epidemia caso a população relaxe nos cuidados com a saúde. “Algumas regiões ainda merecem atenção especial, por conta da grande incidência de depósitos para a proliferação do mosquito como pneus, poços, tanques e plantas como bromélias, como é o caso dos Bairros Belmonte e Jardim da Fonte” explicou Eduardo.

Conscientização na porta de casa

A dona de casa, Maria Helena, 73, moradora da Rua Luiza, no Bairro Jardim da Fonte, foi abordada por agentes de endemias e recebeu informações básicas sobre o combate ao Aedes Aegypti, como manter a caixa d´água fechada, pneus sem água e em lugares cobertos, bandejas de ar-condicionado limpas e sem água, piscinas e fontes sempre tratadas, pratos de vasos de planta com areia até a borda, entre outras. A pensionista ressaltou a importância da caminhada para alertar os moradores da região sobre os perigos causados pela dengue. “É sempre bom promoção de ações educativas. Faço a minha parte e espero que os meus vizinhos também façam a parte deles, para esse problema não existir em nossa região”, disse Maria.


A prefeitura de Queimados disponibilizou o telefone 2665-3939 para receber denúncias de pessoas que identifiquem lugares com água parada. A expectativa este ano é que o número de visitações a imóveis ultrapasse os registrados 76 mil em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.