terça-feira, 8 de abril de 2014

Queimados forma primeira turma do curso gratuito de instalador hidráulico predial oferecido pela empresa Tigre. Inscrições para 2ª edição do curso já estão abertas

Fotos: Felipe Bragança

Felipe Carvalho - Rio. Seguindo a premissa que a qualificação profissional é a porta de entrada para o mercado de trabalho, o município de Queimados formou na noite da última segunda-feira, 7, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, a primeira turma do curso de instalador hidráulico predial oferecido pela empresa Tigre no Centro de Treinamento instalado nas dependências do Queimados Futebol Clube, em parceria com a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação e Trabalho, Emprego e Renda. O objetivo foi qualificar a mão de obra local para futuras oportunidades de emprego na região nas áreas de construção civil, em especial para o Distrito Industrial do município, que conta com 23 indústrias ativas e 17 em fase de implantação.

O curso ofereceu aulas teóricas e práticas e entre os conteúdos que foram abordados estão: água fria, água quente, esgoto e drenagem. Durante a cerimônia, 30 alunos receberam o certificado de conclusão do curso que teve a carga horária total de 100 horas. Estiveram presentes na solenidade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias, a Secretária de Educação, Mirian Motta, o Secretário de Comunicação Social, Carlos Albino, o Subsecretário de Governo, Ozeias Moreira, o Assessor Técnico da Prefeitura, Carlos Eduardo Ramos, o Instrutor Técnico da Tigre, Rodrigo Rufino e o bombeiro hidráulico e professor, Salvador Cecílio.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias, a parceria com a iniciativa privada é importante para a geração de empregos dentro do município. “Queimados cresceu muito na indústria, no comércio e na construção civil em pouco tempo e, logo, vamos precisar de gente capacitada para atender essa demanda”, afirmou Jefferson. A Secretária de Educação, Mirian Motta, ressaltou a qualificação da mão de obra local. “Nossa Pasta está de portas abertas para receber às pessoas que estão em busca de aprendizado. Quero parabenizar cada formando pela vontade de crescer na vida. Estaremos disponibilizando um profissional do nosso quadro para oferecermos também o curso de eletricista”, anunciou Mirian.

Um dos concluintes do curso é o morador do Bairro Primavera e trabalhador autônomo, Celso Ferreira, 28, que fez o curso visando ampliar o currículo profissional. “Já trabalho na área e o objetivo era me qualificar ainda mais. Acredito que agora terei mais espaço no mercado de trabalho”, disse Celso. O morador do Bairro Valdariosa e servidor público, Romildo Moras, afirmou que pretende trabalhar na área. “Fiz o curso para ajudar a quem precisa e para conseguir uma renda extra”, contou Romildo.

Inscrições abertas para a segunda edição

As inscrições para a segunda turma do curso de instalador hidráulico predial foram abertas durante a solenidade. Os interessados em ingressar no curso também podem se inscrever no Queimados Futebol Clube (Avenida Olímpia Silva, 406 - Campo da Banha). É preciso ter mais de 16 anos e apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. De acordo com o instrutor técnico da Tigre, Rodrigo Rufino, 24, as aulas terão início no dia 30 de abril com término previsto para o mês de agosto. “Vamos aplicar também um curso básico de instalações hidráulicas com carga horária total de 16h, que é complementar e gratuito. É como se fosse um reforço das aulas do curso regular”, disse Rufino.


Primeira pessoa a efetuar a inscrição na nova edição do curso, o morador do Bairro São Francisco e trabalhador autônomo, Gelson Tavares, 29, contou sobre as suas expectativas para o futuro. “Sair daqui com o diploma e aprender fazer coisas da hidráulica para utilizar no meu dia a dia e buscar um emprego na área que está crescendo muito em nossa cidade, além de melhorar o meu currículo. Esses são os meus grandes objetivos”, finalizou Gelson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.