terça-feira, 13 de maio de 2014

“Corpo são, mente sã”, Saúde Bucal passa por várias escolas de Queimados


Com o lema “Corpo são, mente sã”, a Prefeitura de Queimados está investindo pesado na educação e higiene bucal de seus alunos através de visitas periódicas de dentistas e enfermeiros nas escolas da rede pública da cidade.  O Programa também oferece outros serviços como pesagem, testes de visão e palestras variadas através da parceria com outros Programas do Governo.  Esta semana o PSE – Programa de Saúde na Escola esteve na Escola Municipal Scintilla Excel, Belmonte com orientações sobre escovação e aplicação de flúor e volta nesta quinta (15), com Triagem oftalmológica, das 9h às 16h atendendo 1500 alunos.

A próxima escola a receber a equipe do PSE coordenada pelo Dr.º Pureza nos dias 20 e 21/05 será a escola municipal São José, a partir das 9h com palestras sobre o combate  Hanseníase. A ação terá a colaboração das ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Belmonte e Jardim Queimados.

Para a dentista, Cristiane Santos, este trabalho é fundamental para auxiliar os pais no cuidado com a saúde dos seus filhos. “A saúde bucal é primordial para manter o equilíbrio de todo o organismo. Este é um trabalho de parceria não somente com as escolas, mas com os pais que precisam trabalhar e não têm tempo de levar os filhos aos dentistas. Logo, é melhor cuidar da saúde do que da doença”, alerta a dentista que já trabalha como concursada no município há cerca de 20 anos.

Segundo a secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina, a orientação do prefeito Max Lemos é não deixar nenhuma criança sem atendimento, mesmo que as equipes tenham de voltar nas escolas.  “Fazemos questão de oferecer muita informação, por isto a parceria é fundamental. Peço aos responsáveis que fiquem de olho no calendário com a direção da escola para não perderem a segunda chamada”, observou a Dr.ª Fátima.

O Programa de Saúde na Escola atende aos estudantes da Educação Básica municipal, gestores e profissionais de educação e saúde, Rede Estadual, Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Programação da semana
15/05/2014 - E.M Scintilla Excel: Triagem oftalmológica - das 9h  às 16h
Participação especial das equipes: ESF- Belmonte, ESF -  Jardim Queimados

20/05/2014 E 21/05/2014 - E.M SÃO JOSÉ: palestra sobre o combate à Hanseníase. 

Reportagem: Dine Estela
Fotos: Felipe Bragança
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.