terça-feira, 27 de maio de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com programação extensa em Queimados

Palestras, oficinas, distribuição de sementes para hortas, folhetos informativos, cartilhas ecológicas e ações de reflorestamento vão ser realizados a partir da próxima quinta-feira, 4, para festejar o dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em Queimados. As atividades também serão marcadas pelo lançamento do Projeto Ambiente Itinerante, que tem por objetivo buscar a participação efetiva da população por meio de atividades de educação ambiental junto às comunidades e transformar moradores em multiplicadores de sustentabilidade ambiental urbana. As ações vão até o dia 6 de junho e são promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM).

A programação será aberta no dia 04 de junho, quarta-feira, a partir das 09h, com a realização de um workshop na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial (ASDINQ). Quem comparecer ao evento, direcionado para empresários e autoridades municipais, vai poder participar de palestras sobre licenciamento ambiental e sobre o inventário de gases de efeito estufa, que serão ministradas por representantes da empresa Dinâmica da Terra.

Já na quinta-feira, 5, as ações serão realizadas pela manhã, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, onde será montada uma tenda, que vai apresentar os serviços oferecidos por cada departamento da SEMAM e será realizado ainda um trabalho de reciclagem com estudantes da rede municipal de ensino. Haverá também a coleta do óleo saturado. As pessoas que levarem pelo menos 2 litros de óleo de cozinha usado, irão ganhar na troca, sabão e detergente.  Os festejos serão encerrados na sexta-feira, 6, com um plantio simbólico no Parque Natural Municipal Morro da Baleia.

Ambiente itinerante

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, é fundamental alertar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Buscamos fazer uma programação que inserisse todas as faixas etárias, diversos setores governamentais, da sociedade civil e a iniciativa privada. O grande marco desta comemoração será o início do Projeto Ambiente Itinerante, que consiste em levar a discussão da temática ambiental, como: destinação de resíduos sólidos, conservação da água, áreas verdes e arborização, mudanças climáticas, mobilidade urbana e consumo consciente aos bairros do município. O Prefeito Max Lemos nos orienta a crescer com sustentabilidade e é isso que estamos buscando”, frisou Dornellas.

O projeto Ambiente Itinerante irá percorrer 10 bairros do município, são eles: Fanchem, Eldorado, Jardim da Fonte, Porteira, Tricampeão, São Roque, Ponte Preta, Jardim Excelsior, Meu Ranchinho e São Miguel. A ação contará com diversos serviços, entre eles: orientação sobre a separação do lixo orgânico do reciclável e o encaminhamento adequado do resíduo no dia certo da passagem do caminhão de lixo em cada bairro. Também terá distribuição de mudas, apresentação de filmes, Gincana ambiental e o levantamento de críticas e sugestões para identificar o que pode ser melhorado em cada região que será visitada.

05 de junho

O Dia Mundial do meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em 1972 após um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta. A conferência reuniu 113 países, mais de 250 organizações não governamentais e a principal discussão foi a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.