sexta-feira, 30 de maio de 2014

Idosos de Queimados provam que existe muita disposição e elasticidade na terceira idade


Cerca de 40 idosos de Queimados começaram o dia hoje com uma caminhada na Vila Olímpica, seguida de uma aula de alongamento, ginástica e um pouco de dança. Para finalizar a primeira parte do dia que começou cedinho,  não faltou um café da manhã com muitas frutas e sucos variados para repor as energias. Esta rotina é oferecida aos idosos da cidade de Queimados, toda última sexta-feira do mês pela Secretaria Municipal da Terceira Idade.

Nos outros dias, eles podem participar das atividades em um dos 7 pólos  localizados na  Praça dos Eucaliptos, Praça da Bíblia, Igreja Batista Central no Fanchen, Grupo Social no Fanchen, CELTI - Centro de Esporte e Lazer da Terceira idade na Vila Pacaembu, Paróquia de São Francisco no Jardim Alzira e Paróquia N.ªS.ª Da Conceição, além das três academias a Céu aberto nos bairros: Fanchen (próximo ao Circo Baixada), Dona Branca (perto do túnel da linha férrea) e na praça do bairro Jardim São Miguel.  

Dona Isabel Cristina de 61 anos faz caminhadas diárias e não troca suas aulas por nada desse mundo, segundo ela. “Já estou em Queimados há 60 anos e adorei esta oportunidade. Aqui além de ficar bem com o corpo, também fazemos muitos amigos”, contou. Já Dona Tereza Trinta, 65 anos, já passou por dois infartos e usa as aulas para como uma terapia. “Preciso exercitar o corpo para manter tudo funcionando corretamente, estas aulas me ajudam muito. Sempre que posso ainda trago mais alguma amiga da minha idade”, observou.

“Idosos têm mais disposição do que muitos jovens”, diz Dequinha

Mesmo com tantas facilidades para a realização de atividades físicas o sedentarismo ainda atinge 80% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia  e Estatística (IBGE/2012).  Para tentar diminuir esta estatística a Secretaria Municipal da 3ª Idade de Queimados, além de implantar os 7 pólos de atividades físicas nos bairros periféricos e também irá inaugurar no final de junho deste ano (2014), o CELTI - Centro de Esporte e Lazer da Terceira idade com salas climatizadas, piscina aquecida para a prática de hidroginástica, salão de jogos, dança e ginástica. O Centro fica ao lado da Vila Olímpica da cidade, no bairro Vila Pacaembu.

Segundo o secretário municipal da 3ª Idade, José Alves de Carvalho, Dequinha, o CETIL será entregue até o final de junho. “Todos nós vamos chegar à terceira idade, isso não significa que precisamos perder nossa força vital. Minha função aqui, com o apoio do prefeito Max Lemos é tornar a vida dos idosos, tão prazerosa e saudável quanto à dos jovens e pasmem, eles estão muito mais dispostos do que muitos jovens”, destacou Dequinha.

Texto e fotos: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.