sexta-feira, 16 de maio de 2014

Queimados participa do VII Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Bruno Anacleto-Rio. Reforçar o cumprimento de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes nos casos de violência sexual na Baixada Fluminense. Esse foi o objetivo do VII Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizado pela Rede Criança Baixada, na Igreja Nazareno, em Nilópolis. O seminário voltado para assistentes sociais, psicólogos e pedagogos foi dividido em três palestras temáticas. Funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Queimados participaram do encontro para representar o município.

Após as palestras foi realizado debate aberto ao público. Sob os temas “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e a Abordagem da Família como Totalidade, do professor e mestre em sérvio social da Pontífica Universidade Católica (PUC-RJ), Antônio Carlos de Oliveira, ‘Turismo Sexual e Trafico de Pessoas no Universo Infanto Juvenil, da mestre em direito e coordenadora do projeto Trama, Michelle Gueraldi, e “A Rede ECPAT e o Cenário dos Grandes Eventos no Brasil”, da pedagoga Tiana Sento Sé, o encontro abordou a exploração sexual de crianças dentro da própria família e dos perigos da rede turismo sexual infantil com a chegada de grandes eventos esportivos no Brasil, a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

Durante todo o seminário foi ressaltada a importância em abrir o debate com a sociedade civil sobre o tema e de como o poder público, judiciário e conselho tutelar devem atuar para proteger a infância e a juventude. Para a psicóloga, Isabel Cristina, e assistente social, Simone Borges, ambas do Creas de Queimados, o seminário foi importante para lembrar a sociedade que a luta contra a violência sexual infantil são todos os dias e não apenas durante o mês de maio, período em que é celebrado o combate à exploração infantil. “O encontro enfatiza a luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. È importante participar para trocar experiências com demais colegas da profissão de outras cidades e implantá-las em nosso município”, comentou, Isabel Cristina.

Ação de conscientização

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº 9970/00). Em todo o país instituições que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes articulam ações voltadas para combater a exploração infantil. Para que a data não passe em branco, no dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Queimados vai realizar uma ação de conscientização nas praças da cidade que vai consistir em distribuir informativos à população sobre o tema disponibilizando telefones úteis para denúncias em casos de abuso infantil.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.