terça-feira, 13 de maio de 2014

Queimados ganha escola nova

Unidade tem capacidade para atender 700 alunos. Aulas começam na próxima quinta-feira, 15
                                                                                                                              Fotos: Luiz Ambrósio
Felipe Carvalho, Rio - Depois da entrega de 406 unidades habitacionais, foi inaugurada na última segunda-feira, 11, a Escola Municipal Professor Gilvanei Pereira da Fonseca, no bairro São Jorge. A unidade conta com estrutura moderna, tem capacidade de atender a 700 alunos, oferece acessibilidade para pessoas com deficiência, biblioteca, refeitório, nove salas de aula e até jardim de inverno. A escola beneficia alunos da Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas se iniciam na próxima quinta-feira, 15. O empreendimento foi construído em parceria com a iniciativa privada numa área 820 m². Até janeiro de 2015, será construída uma quadra poliesportiva no anexo da escola.
E as novidades boas para a região não param por aí. Todas as ruas do Bairro São Jorge estão recebendo obras de infraestrutura do Programa Bairro Novo. Em no máximo 60 dias, será entregue à população uma creche que vai atender 50 crianças e uma clínica de saúde da família. Também será construído na localidade um Centro de Referência de Assistência Social. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito de Queimados, Max Lemos, a vice-prefeita e coordenadora executiva de políticas sociais, Márcia Teixeira, a secretária de Educação, Mirian Motta, os Deputados Estaduais, Rafael Picciani e Zaqueu Teixeira, a Delegada de Polícia Civil, Marta Rocha, o presidente da empresa Casaplan, Miguel Miranda, além de vereadores e demais secretários municipais.
O prefeito Max Lemos comentou importância de trazer os equipamentos públicos ao encontro da população e explicou a escolha do nome da escola. “Era a região com menor IDH da cidade e para mudar esse quadro, só trazendo investimento público. Tinha o professor Gilvanei no coração por tudo que ele representou para a emancipação da cidade e nada mais justo do que eternizar o seu nome. Ele acreditava na educação como instrumento de mudança na vida das pessoas”, disse Max. Já a Secretária Mirian Motta ressaltou que a escola representa o anseio dos alunos, pais e de todas as pessoas que moram na região. “Meu sentimento é de alegria por poder entregar um ambiente confortável aos nossos professores e alunos. Nossa missão é oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças”, destacou Mirian.
“Somando forças”
Para o Deputado Estadual, Rafael Picciani, o conjunto de investimentos que está recebendo o bairro São Jorge é fruto do trabalho de somatórios de forças entre o Governo do Estado e a Prefeitura. “E hoje trago uma novidade para o prefeito Max Lemos e para todos vocês, que é a liberação de R$ 1,5 milhão para a obra que vai transformar o antigo Posto 24h em uma clínica especializada de atendimento a mulher” anunciou Rafael. O Deputado Estadual Zaqueu Teixeira corroborou com o colega de parlamento ao citar grandes investimentos que a região está recebendo. “Um deles será a clínica da família que indiquei ao governo do estado e fica aqui do lado da escola. Vistoriei as obras e devemos inaugurar até julho”, contou Zaqueu.
 Escola com acessibilidade
A acessibilidade está garantida para os alunos que possuem algum tipo de deficiência física. O primeiro estudante a efetuar matrícula na unidade, foi o cadeirante Vinicius de Almeida, 14, que vai cursar o 4º ano do Ensino Fundamental. O pai do menino, o Assessor Jurídico, Alex de Almeida, 40, comemora a chegada de uma escola municipal na porta de casa. "Vai facilitar a minha vida e a do meu filho Vinicius, que não vai precisar de grandes locomoções para estudar. A escola possui a acessibilidade necessária e tomara que seja uma verdadeira indústria do conhecimento”, desejou Alex.
Justa homenagem
O professor, Gilvanei Pereira da Fonseca lecionou em diversas escolas da rede particular, atuou também em unidades escolares da rede estadual e municipal de ensino de Queimados, destaque para a Escola Luiz Guimarães e foi peça fundamental no processo de emancipação da cidade. Às lágrimas, o pai do homenageado, Getúlio da Fonseca, 76, ao lado da esposa Cacilda, 73 e dos familiares, agradeceu o governo municipal pela homenagem ao filho. “Nossa família jamais esquecerá a gentileza do gesto do poder público que reconheceu a importância do meu filho para a educação. Agora, o nome dele está na história de Queimados”, concluiu seu Getúlio emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.