quinta-feira, 8 de maio de 2014

Queimados inaugura escola moderna com capacidade para 700 alunos

Fotos: Felipe Bragança
Felipe Carvalho-Rio. Os moradores do Bairro São Jorge, em Queimados, não param de ter motivos para comemorar. Depois de a Região ser contemplada com a construção de 406 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, agora a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação vai entregar na próxima segunda, 12, uma escola novinha em folha com capacidade para atender 700 alunos. Trata-se da Escola Municipal Professor Gilvanei Pereira da Fonseca, que conta uma estrutura moderna. O empreendimento construído numa área 820 m² conta com acessibilidade, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, 9 salas de aula e até jardim de inverno. A construção foi feita com o recurso de R$ 2 milhões frutos da parceria com a iniciativa privada. A unidade vai atender demanda da Educação Infantil até o sexto ano do Ensino Fundamental.

E as novidades boas para a região não param por aí. As ruas do Bairro São Jorge estão recebendo obras de infraestrutura do Programa Bairro Novo. Ao lado da unidade escolar está sendo construída uma clínica de saúde da família e será construído também no entorno uma creche municipal, um Centro de Referência de Assistência Social e uma quadra poliesportiva, como conta o prefeito de Queimados, Max Lemos. “Estamos transformando a localidade com o menor IDH da cidade, trazendo os equipamentos públicos ao encontro da população. Na educação temos avançado bastante. Estamos reformando todas nossas unidades escolares, já tínhamos inaugurado a Escola do Bairro Ponte Preta, estamos concluindo as obras da escola de ensino médio mais moderna da baixada, no Bairro Vila São João e fizemos o maior concurso do magistério da história”, recordou Max Lemos.

De acordo com a Secretária de Educação, Mirian Motta, a estrutura da nova escola vai propiciar aos alunos a oportunidade de fazer até o sexto ano do ensino fundamental perto de casa. “A escola está linda. Vamos abraçar essa fábrica de conhecimento com a certeza de garantir futuro melhor para alunos e para a comunidade. A estrutura física, que é de primeira geração, é uma peça importante no processo de aprendizagem. Estamos também com frentes de obras avançadas da creche que ficará aqui do lado da escola e vai atender 50 crianças. A inauguração deve acontecer daqui a um mês. Esperamos no ano que vem iniciar também a alfabetização para jovens e adultos”, contou Mirian.

Educação na porta de casa

Para a moradora do condomínio habitacional Deputado Ulisses Guimarães, Greice Guedes da Silva, 28, o Bairro São Jorge estava precisando ter uma escola municipal. “Vai facilitar muito nossa vida ter uma escola próxima de casa. Nossas crianças não vão precisar de grandes locomoções para chegar à sala de aula. Por isso faço questão de estar presente na inauguração para agradecer pelas melhorias que estão acontecendo na minha comunidade. Nós que não tínhamos nada até pouco tempo atrás, estamos vendo o que era apenas um sonho virar realidade”, disse Greice.

Justa homenagem

O professor, Gilvanei Pereira da Fonseca, nasceu no dia 19 de abril de 1958, em Pernambuco e aos cinco anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro, onde residia na Rua Satélite, no Bairro Fanchem, em Queimados. Formado em Contabilidade e Matemática, Gilvanei dedicou toda sua vida a educação. Lecionou em diversas escolas da rede particular, destaque para o colégio Santa Mônica, atuou também em unidades escolares da rede estadual e municipal de ensino de Queimados, destaque para a Escola Luiz Guimarães. Também atuou nos municípios de Angra dos Reis e São João de Meriti e no colégio naval da marinha.

O educador teve participação ativa em outros movimentos sociais. Foi diretor do Esporte Clube Ponte Preta, presidiu a Associação do Centro Pré-melhoramento do Bairro Jardim Alzira e Adjacências e foi um dos fundadores da FAMERJ (Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro) e do MAB (Movimento das Associações de Bairros de Nova Iguaçu). Sua vida foi marcada pela atuação no processo de emancipação do município de Queimados. Morreu no dia 29 de janeiro de 2006, aos 48 anos, vítima de câncer linfático.

Deixou a esposa Maria da Salete de Lima Fonseca, 51, e os filhos Monique, 31, formada em hotelaria e concluindo a faculdade de Farmácia, Diego, 29, que é advogado e Ludmila, 23, gestora ambiental. Para o irmão de Gilvanei, Zózimo da Fonseca, 50, servidor público, a homenagem vem para reconhecer todo o empenho do irmão para a questão da educação. “A família se sente muito prestigiada pelo reconhecimento dado a alguém que dedicou sua vida a educação. Achamos uma homenagem justa. Ele tratava com maior carinho e respeito seus alunos. Queremos reconhecer esse ato por parte da prefeitura em nos prestigiar quanto família e pela demonstração de carinho e afeto pelas pessoas que conviveram com ele”, concluiu Zózimo.

SERVIÇO:
Assunto: Inauguração da Escola Municipal professor Gilvanei Pereira da Fonseca
Data: 12/05/2014
Horário: 15h

Local: Estrada Padre José de Anchieta, s/nº - Bairro São Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.