terça-feira, 3 de junho de 2014

Mais de 600 itens entre cadeiras de rodas e muletas estão sendo distribuídas em Queimados neste mês


A Secretaria de Direitos Humanos de Queimados em parceria com a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente já distribuiu neste ano, mais de 600 instrumentos ortopédicos, entre cadeiras de rodas, cadeira higiênica, muletas e andadores.  Na tarde desta terça (03/06), mais 13 aparelhos foram distribuídos. Para receber o benefício, é necessário procurar a secretaria para realizar o cadastro.
Esse cadastro acontece periodicamente na secretaria e os interessados devem procurar a sede tendo em mãos laudo médico, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O telefone para atendimento é o 3699-3461, (Sirlene ou Júnior). A sede SEMDEHPROC fica à Rua Otília, n° 1495 – Centro, (rua do Fórum}). A próxima visita da AACD ao município está agendada para agosto em dia ainda a ser determinado.
A idade aliada aos medicamentos fortes travou os passos do senhor Valdemar da Costa, 77, morador do Parque Santiago, que irá precisar de uma cadeira de rodas e outra higiênica. Algo parecido aconteceu com Vilma de Oliveira, 65, Centro. Ela vai precisar de muletas e uma cadeira higiênica porque perdeu a força dos joelhos.
Já Humberto Luiz Moraes é cadeirante há mais de 15 anos, devido a um acidente de trabalho, mas continua na ativa e sua cadeira acabou se desgastando causando alguns problemas de segurança. “Tem menos de dois anos de uso apenas, ganhei aqui na secretaria, mas sei que exagerei virando massa lá na obra do salão de festas que estou ajudando a construir. Nem mesmo na cadeira consigo ficar parado, logo o desgaste é muito mais rápido. Espero conseguir uma nova e mais espaçosa”, destacou.
 Segundo o Dr. Nelson Cagehara, que faz a entrega dos equipamentos, a maioria da procura é por pessoas que passaram por um acidente vascular cerebral (AVC) ou Paralisia Cerebral (PC) que resultaram em lesões permanentes. “A maioria das pessoas que atendemos é idosa. Nossa missão é facilitar a vida delas que já passaram por problemas tão graves”, destacou o Dr. Nelson.
Para auxiliar aqueles que não podem comparecer à secretaria para serem atendidos ou buscar a cadeira de rodas, o secretário Ribamar Dadinho disponibiliza uma VAN que realiza a entrega dos instrumentos em residência.
Quem somos?

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que o Dr. Renato da Costa Bonfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD.

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
2665-1269
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.