quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Atividades físicas combatem o sedentarismo na Terceira Idade


Fazer exercícios físicos para reduzir o uso de medicamentos e aumentar a qualidade de vida das pessoas. Esses são os impactos diretos que os idosos de Queimados, na Baixada Fluminense, sentem com as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Terceira Idade. Com a implantação de oito pólos de ginástica, que oferecem aulas de alongamentos gratuitas nas praças, a população idosa mostra energia de sobra quando o assunto é se exercitar e combater o sedentarismo.

Outra ação que tem dado resultados positivos são as Academias da Terceira Idade (ATIs), em parceria com Governo do Estado. Implantado em 2013, o programa que já tem duas academias ao ar livre na cidade oferece aparelhos de ginástica para fortalecer a musculatura e desenvolver melhor a parte aeróbica dos alunos. Mais de 500 idosos já participam do programa com aulas regulares em dois turnos, que contam ainda com uma equipe de profissionais composta por professores de Educação Física, fisioterapeuta, nutricionista e um técnico de enfermagem.

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, as ações permanentes de combate ao sedentarismo são uma mudança significativa na vida das pessoas idosas. “Existem casos de idosos que reduziram consideravelmente seus medicamentos de controle da pressão depois que ingressaram nas atividades. Nossa missão é mudar a vida deles proporcionando atividades físicas. Fazer com que eles envelheçam com mais saúde e qualidade de vida é o nosso maior objetivo”, contou Dequinha.

Moradora do Bairro Novo Eldorado, Olga Evaristo de Queiroz, de 73 anos, conta sobre os benefícios que a prática da atividade física gerou para a sua vida. “Antes, não saia do médico. Depois que comecei a fazer atividades físicas, minha saúde melhorou muito e passei a ser mais alegre até na minha casa. Através dessas atividades passo a me sentir viva e ativa. As dores acabaram. Temos que nos preparar da melhor forma possível para representar bem nossa cidade num evento internacional de grande importância”, disse ela.
            
Como se inscrever

As atividades físicas são realizadas de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 8h às 9h e 16h às 19h. Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 60 anos e apresentar os seguintes documentos: atestado médico que libere para realização de atividades físicas, identidade, CPF e comprovante de residência. Informações pelo telefone da Secretaria (21) 2665-6526, pelo e-mail semti@queimados.rj.gov.br ou ir diretamente ao Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), na Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.