quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dia Nacional de combate ao fumo em Queimados

Pacientes do Programa Antitabagismo vão para a  praça
O programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados irá realizar uma ação  de conscientização em praça pública nesta sexta, 29/08 para destacar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A atividade irá contar com o apoio de pacientes do programa que irão contar como estão conseguindo ter uma vida mais saudável sem o cigarro. A ação acontecerá das 9h às 12h na Praça Nossa Senhora da Conceição e irá contar ainda, com o apoio de todos os programas de saúde do município, além dos trabalhos de aferição de pressão arterial, teste rápido de glicose e encaminhamento para o teste rápido de HIV e coleta de preventivo que poderão ser feitos no mesmo dia.
Segundo a psicóloga e uma das responsáveis pelo programa, Selma Sardinha, toda equipe vai conversar com as pessoas interessadas em parar de fumar. “Neste dia, estaremos apenas agendando uma conversa com os psicólogos do programa para que os profissionais possam avaliar o nível de comprometimento da pessoa com vício e o grau de vontade para deixá-lo. Lembramos que uma vez viciado, para sempre viciado, no entanto é possível ficar totalmente livre o cigarro com os medicamentos e principalmente a mudança de hábitos”, ressalta Selma.

O programa funciona à Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da Nalin). Tel.: 2665-5815/2118. CPF, Identidade, Comprovante de Residência e o Cartão do SUS. As reuniões em grupo acontecem as segundas, quartas, quintas e sextas, de manhã e a tarde. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

70% das pessoas que ingressaram no programa conseguiram largar o vício do cigarro  

Durante o tratamento, os  pacientes utilizam medicamentos como adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar e a goma de mascar que reduze, a ansiedade. Nos encontros, que acontecem ao menos uma vez por semana, uma psicóloga e um clínico geral acompanham os fumantes durante o período de tratamento em conversas que ajudam a mudar hábitos que levam à vontade de fumar.
A secretária municipal de Saúde, Drª. Fátima Cristina, enfatiza que antes de fazer uso de qualquer medicamento, o paciente precisa fazer uma série de exames clínicos. "Antes de fazer o uso dos medicamentos, os pacientes são encaminhados para uma bateria de exames clínicos de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax. A medida é para evitar possíveis alergias às medicações e também para avaliar o grau de dependência do fumante", contou Drª Fátima. Com duração de um ano ou mais dependendo do caso, o programa de antitabagismo disponibiliza medicamentos que são distribuídos gratuitamente.

O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas e de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por câncer no Brasil, sendo 90% das mortes por câncer do pulmão, 25% por doença coronariana (coração), 85% por doença pulmonar obstrutiva e 25% das mortes por derrame cerebral. As doenças ocasionadas pelo fumo matam três milhões de pessoas no mundo por ano.  Ainda de acordo com OPAS, estima-se que o cigarro cause a morte de cerca de 30 milhões de pessoas no mundo até 2030. Atualmente, o tabaco é mata mais que a soma das mortes por Aids, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio 
Secretaria de Comunicação Social | PMQ
2665-1269/3778-7503
 Portal de notícias: www.queimados.rj.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.