quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Famílias antes “invisíveis” são identificadas pelo poder público em Queimados

Crescimento de 140% em cinco anos do programa Bolsa Família no município é resultado de visitas a regiões com baixos IDHs
  
Tirar famílias que vivem em situações de extrema pobreza com renda per capita de R$ 70 por mês. Esse é o objetivo da Prefeitura de Queimados através dos programas de transferência de renda que buscam remover famílias de situações de vulnerabilidade social. Uma das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é identificar famílias sob risco social e ser a “porta de entrada” para serviços sócioassistencias, encaminhando-as para cadastro e recadastro dos programas Bolsa Família, do Governo Federal, e Renda Melhor, do Governo do Estado.

As famílias dentro do perfil do programa são identificadas através de visitas e buscas das equipes da Semas em regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs). Realizada por psicólogos e assistentes sociais, que atuam nos Centros de Referência Assistência Sociais (Cras), as visitas domiciliares são realizadas continuamente. As equipes verificam se as famílias continuam cumprindo as exigências dos programas para  receber o benefício.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, fala sobre a importância de cuidar das pessoas que mais precisam. “Durante a primeira gestão cuidamos mais da parte estrutural da cidade. Afinal, tínhamos que arrumar a cidade para trabalhar. Agora o foco durante nossa segunda gestão é cuidar do que é o mais importante: nossa gente”, contou Max Lemos.

Ainda segundo o Max, o crescimento do número de pessoas beneficiadas pelo programa não significa o aumento da pobreza na região, mas sim o aumento das famílias que conseguiram obter mais dignidade para viver. “Antes, muitas famílias que viviam sob a linha de extrema pobreza eram invisíveis perante aos olhos do poder público. Conseguimos mudar essa realidade. Hoje essas famílias já podem comprar eletrodomésticos e viver com mais dignidade. Tudo isso é resultado de um trabalho árduo de mapeamento da cidade e visitas aos bairros com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) feitas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social”, explicou o prefeito.           

Eficiência do programa resulta em maior crescimento 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, o número é resultado das visitas domiciliares contínuas realizadas para ter controle das famílias beneficiadas. “Um dos motivos para esse número crescente está ligado ao Cadastro Único, o Cadúnico, que centraliza o número de famílias dentro do perfil para ingressar em programas sociais, as constantes visitas e acompanhamentos realizados pelas equipes da Secretaria”, explicou Ana Paula, ao dizer ainda que para receber os benefícios as famílias devem sempre atualizar seus dados cadastrais e manter seus filhos matriculados na escola. Caso não seja feito o recadastro, o recebimento da bolsa pode ser suspenso até que o cadastro seja regularizado.    

Das quase 14 mil famílias beneficiadas pelo programa, a cidade de Queimados cresceu 140%. Em cinco anos, de 2009 a 2014, mais de 8 mil famílias ingressaram no programa. De acordo com o levantamento da Secretaria, quase 50% dessas famílias já saíram da extrema pobreza que mostra a eficiência dos programas. Atualmente, o município de Queimados possui oito Cras. Um novo está em fase de construção no bairro Parque Eldorado. Também em construção está o Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas), que será instalado no bairro da pedreira.

Para receber o benefício dos programas de transferência de renda, as famílias devem passar primeiro pelo Cadastro Único (Cadúnico), do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O sistema serve como matriz para os demais programas sócioassistenciais dos Governos Federal e Estadual. O cadastramento serve como uma ferramenta para o planejamento e monitoramento das famílias beneficiadas. Os interessados em ingressar nos programas de transferência de renda devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica fica Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro (Rua do Colégio Manuel Pereira), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-8322. 

fotos: Luiz Ambrósio-PMQ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.