quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lei Maria da Penha é comemorada em Queimados

Joyce Pessanha - Há oito anos a justiça brasileira tornou a luta da biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes em lei que pune agressores de violência doméstica e garante mecanismos especiais às mulheres vítimas de agressão pelo marido ou parceiro. O dia sete de agosto é uma data histórica para a militância de combate à violência contra à mulher. Para comemorar esta data, a secretaria de Saúde de Queimados com o apoio da coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres realizou um dia de festa e atendimentos para o público feminino. Foram oferecidos na Praça Nossa Senhora da Conceição serviços como preventivo, aferição de pressão, verificação de nível de glicose, instruções sobre a Lei Maria da Penha, distribuição de brindes cosméticos e sorteio de utensílios domésticos. As mulheres ainda puderam participar de uma palestra motivacional sobre empreendedorismo feminino que aconteceu no auditório do Sindicado dos Rodoviários. 

Quem aproveitou os serviços oferecidos na manhã desta quinta foi a moradora do bairro Vila São João, Deusimar Borges, que conseguiu um dos 30 números disponíveis para fazer preventivo gratuitamente. “Já estava na hora de fazer o exame ginecológico já que a última visita de rotina ocorreu há seis meses. Estava passando pela praça e vou aproveitar para me consultar hoje. O que é maravilhoso já que estou de folga e a marcação deste tipo de exame demora uns dias e de quebra ainda pude saber um pouco mais sobre os nossos direitos. É bom ficar informada para ajudar alguma mulher que esteja nessa situação”, contou Deusimar.

Um dos ícones da luta feminina do município, tia Dalva, fez questão de estar presente na festa que marca a vitória de uma luta. “O grupo de mulheres de Queimados é muito forte no que diz respeito no combate à violência doméstica mas é preciso avançar, ajudar mais e tirar todas as mulheres que sofrem este tipo de agressão saiam desta situação. Fico feliz de ver que as gerações se renovam, pois significa que a luta não vai acabar até que consigamos extinguir essa situação”, frisou Dalva.

A secretária de Saúde, Dra Fátima Cristina, ressaltou que a ação é parte dos serviços já disponíveis pela prefeitura para a população. “Trouxemos hoje para a rua mecanismos que já funcionam em nossa rede. Queimados tem todos os mecanismos que a mulher precisa para ser cuidada nos aspectos físicos e também nos judiciais. Seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, nossa motivação na ação é divulgar que estes serviços estão disponíveis diariamente e incentivar a todas que estejam em situação de risco possam sair dela com a ajuda do poder público pois é nosso papel e obrigação”, afirmou a secretária.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres  da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, Eliana Leôncio, a luta é levar o conhecimento até a mulher em situação de risco e ajudá-la a se libertar emocionalmente e financeiramente do agressor. “Nosso foco hoje foi, além de oferecer os serviços da secretaria de saúde e orientar  sobre a lei, oferecer uma palestra sobre empreendedorismo feminino. Isso porquê, muitas vezes, a mulher se submete ao agressor pois depende financeiramente dele para cuidar de seus filhos e essa situação só vai acabar quando darmos ferramentas à vítima para se sustentar. O dia de hoje é para lembrarmos da luta e não desanimarmos até que um dia todas as mulheres sejam respeitadas e não exista mais casos de violência”, concluiu Eliana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.