terça-feira, 5 de agosto de 2014

Queimados comemora oito anos da Lei Maria da Penha



O dia sete de agosto é uma data histórica para a militância de combate à violência contra à mulher. Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha pune qualquer tipo de agressão à mulher. Para comemorar esta data, Queimados organizou um dia de festa e serviços para o público feminino. A partir das 9h será realizado atendimento de saúde e orientações técnicas contra a violência doméstica na Praça Nossa Senhora da Conceição e a partir das 14h as mulheres terão a oportunidade de assistir uma palestra sobre autonomia financeira na sede do Sindicato dos Rodoviários, que fica na Avenida Irmãos Guinle, nº 1497, em cima da auto escola Maranata.

A luta da biofarmacêutica Maria da Penha, que demorou 15 anos para ver o seu parceiro e algoz atrás das grades por duas tentativas de homicídio, tem ajudado muitas mulheres a se protegerem de violências físicas e morais, mas ainda há muito por avançar. A lei ainda é pouco conhecida no que diz respeitos a todos os direitos e formas de punição, por isso, toda campanha e explicação da funcionalidade da lei ajuda à mulheres que vivam nestas condições a conseguirem paz e liberdade.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, Eliana Leôncio, o trabalho no município vem avançando e ajudando a restaurar as vidas de famílias. “Nos seis anos de atuação da coordenadoria no município de Queimados, criada pelo prefeito Max Lemos, já podemos constatar o avanço na vida das mulheres. Apesar da Lei Maria da Penha ser muito divulgada enquanto ideia ela ainda é pouco eficaz enquanto prática. Nossa luta é levar o conhecimento até a mulher em situação de risco e ajudá-la a se libertar emocionalmente e financeiramente do agressor. Por isso, teremos neste dia uma palestra sobre autonomia financeira, para que as vítimas possam tomar as rédeas de sua história e de sua vida”, afirmou Eliana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.