segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vida nova para a terceira idade

Aulas de hidroginástica fazem sucesso entre os idosos 

Leandro Machado, Rio - Com o passar dos anos e chegada da velhice, o corpo passa por inúmeras transformações, como declínio de massa muscular e queda na capacidade aeróbica.  Visando melhorar a qualidade de vida e dar um adeus definitivo à cadeira de balanço e à ociosidade, uma piscina aquecida com 30 m² é mais uma arma contra estes males da terceira idade, em Queimados, na Baixada Fluminense. As aulas de hidroginástica, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade Francisco Marinho Quintanilha (CELTI), já são bastante procuradas pelos idosos e também é uma eficiente ferramenta para melhora da vida social, pois as atividades são realizadas em grupo. Os exercícios são realizados de segunda a sexta e já existem cerca 150 alunos matriculados.

Para fazer parte de uma das 12 turmas já formadas e comandadas pelos professores Mauro Ferrão e Luciene Gomes, a Bijuca, os interessados precisam ter mais de 60 anos e possuir atestado médico com liberação para a atividade.  O principal objetivo da hidroginástica é o condicionamento cardiovascular e muscular por meio dos vários exercícios como: treinamento em flexibilidade, relaxamento e coordenação motora. No CELTI, além dos exercícios aquáticos, os idosos também podem usufruir de academia de ginástica, sala de jogos e ambiente para danças. O espaço de 700 m² foi inaugurado em julho e custou cerca R$ 900 mil, em parceria da Prefeitura de Queimados com o Governo Federal.

Quem está vibrando com o atual momento do CELTI é o Prefeito Max Lemos. Desde a inauguração, o gestor acreditava nos resultados positivos  e nos benefícios que o espaço proporcionaria aos idosos. Para ele, as atividades sendo realizadas com sucesso é a realização de um sonho e a honra do compromisso com a população: “Me satisfaz muito ver a nossa gente sendo bem cuidada, pois esta sempre foi minha meta como prefeito. Graças a Deus é um projeto que está dando certo que realiza um sonho de todos nós”, destacou Max. Ele ainda valorizou os benefícios da hidroginástica: “Os exercícios na piscina trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar”, finalizou.

Secretário e Professores unidos pelo bem estar da terceira idade

Muito empolgado com o sucesso das atividades realizadas no local, o Secretário Municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, falou sobre a alegria de ver tantos idosos interessados em praticar atividades físicas: “Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo e garantir mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, um grande aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento”, disse o secretário. Em sintonia com Dequinha, os professores Bijuca e Mauro ferrão somam forças para prestar à população um serviço de qualidade. Bijuca também celebra a estrutura do Celti e destaca a importância da hidroginástica na vida de quem já chegou à terceira idade: "Temos um Centro de Esporte e Lazer de destaque, com organização vista em poucos lugares. Só quem tem a ganhar são os nossos idosos que podem viver uma vida melhor, mais ativa e, consequentemente, mais saudável", finalizou.


Euforia pela primeira vez na piscina

No começo, desconfiança. Mas com o passar do tempo e o praticar dos exercícios, dona Juvercilha Luzia, 67, foi convicta até o final e aprovou seu primeiro dia na prática da hidroginástica. Após passar por uma cirurgia nos seios, Dona Ju disse que as atividades são por recomendações médicas e parece ter encontrado na piscina um jeito de viver melhor: “Sempre ouvi dizer que a hidroginástica era boa para o corpo e para a mente. Hoje foi minha primeira vez e adorei tudo. Fui bem recebida, o espaço é bacana e a professora é divertida e paciente. Achei meu lugar”, completou.

Hidroginástica e seus benefícios

Para alcançar os objetivos, é muito importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa idosa deve passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido. E os benefícios da hidroginástica são muitos:

A hidroginástica ajudar a enrijecer os músculos e aumentar a resistência;
Trabalha o equilíbrio corporal;
Reduz o risco de lesões por ser uma atividade de baixo impacto;
Ajuda a manter a densidade mineral óssea;
Ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose;
Melhora a auto-estima;
Diminui a ansiedade
É uma atividade divertida e agradável;
Diminuindo o risco de quedas e fraturas;
Ajuda a combater o estresse

Fotos: Luiz Ambrósio

Um comentário:

  1. Gostei muito!!!
    Faço tratamento de trombone tenho problemas articulação no joelho entre outros problemas,pois só tenho 39 anos poderia ter turmas com menos idade!!!!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.