segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Primeira semana do 6º Festival de Teatro de Queimados

Festival já está com 7 peças com lotação esgotada


Considerado por um dos precursores do teatro de rua, Amir Addad como o maior festival de teatro da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, o evento começou no último sábado, 6/9, com a irreverente apresentação do grupo Tá na rua, com a peça Para que servem os pobres”, de autoria de Amir, na Praça Nossa Senhora da Conceição. O Festival continua nesta terça, 9/09, com a peça Ciranda da Civilidade do grupo Cia Opera Teatral, no Teatro Municipal Metodista, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu, Queimados (entrada principal da cidade).
O 6º Festival conta com 33 peças e mais de 40 apresentações gratuitas no teatro e praças da cidade. No entanto, já estão com lotação esgotadas as peças: Mulheres de Nelson (11/09), Até que a morte nos prepare (12/09), Amigos do Meio Ambiente (10/09), A revolta dos animais (11/09), A caminho de Belém (13/09) e A gaiola das Loucas (14/09). Ainda tem ingressos para as peças: Ciranda da Civilidade (09/09), Um sonho de redenção (10/09) e Na pancada do Ganzá (12/09). Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697 e na Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos. Telefone: 3698-6680. A partir da próxima segunda (15/09), começam as distribuições dos ingressos da semana em curso. 

Peças inéditas
O diretor de teatro de Queimados, ator e diretor Leandro Santanna, disse que o critério número um do festival foi o fato de as peças serem inéditas. “Quando as pessoas vêm a um festival elas querem ver algo inédito, inusitado e que remeta a uma reflexão, mesmo que seja através do cômico. Fizemos questão de escolher peças que tiveram destaque de público em outros espaços. O fato é, podem não serem famosas, mas apresentam qualidade cultural”, destacou Leandro.

Primeira semana de teatro em Queimados

Terça – 12/09 – Peça: Ciranda da Civilidade
O 6º Festival de Teatro de Queimados apresenta nesta terça, 09/09, a peça Ciranda da Civilidade de Carrique Vieira que será apresentada pelo grupo Opera Teatral no Teatro Municipal de Queimados - Marlice Ferreira da Cunha (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu.) às 9h e 11h. A peça fala do conflito inerente à atual sociedade complexa e diversificada. Os interesses existentes dentro dela são diversos e frequentemente contraditórios, todos legítimos. As estórias ajudarão aos dirigentes atuais, do poder local, iniciativa privada e terceiro setor a trabalhar com mais eficiência e obter resultados melhores do que os até hoje conseguidos esta geração autodidata. Ingressos à disposição somente na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697). Classificação livre.

 Quarta – 10/09 - Peça: Amigos do Meio Ambiente
A peça Amigos do Meio Ambiente que será apresentada nesta quarta 10/09, às 9h e 15h no Teatral no Teatro Municipal de Queimados - Marlice Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu, apresenta técnicas musicais para destacar uma proposta ambiental, narrando situações em que pequenas atitudes junto à natureza fazem grandes diferenças. Parte dos convites foi distribuído para os alunos das escolas municipais com o intuito de fomentar a formação de plateia. A peça de Flávia Suzana será apresentada pelo grupo Florescer. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697 e Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos. Telefone: 3698-6680. Classificação livre.

Peça: Um sonho de redenção
A peça Um sonho de redenção de autoria de Filipe Lima e encenada pela Cia Hupernikão  também será apresentada nesta quarta, 10/09, às 20h no Teatral no Teatro Municipal de Queimados - Marlice Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu. Inspirada na vida de Martin Luther, transita entre temas de uma complexa realidade social: alienação falta de perspectiva, corrupção, desejo por mudanças e religiosidade. Sempre permeada pela alegria contagiante do samba carioca. Os ingressos na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697 e Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos. Telefone: 3698-6680. Classificação livre.



Quinta – 11/09 – Peça - A Revolta dos animais 
A Cia Queimados Encena apresenta nesta quinta, 11/09, também no Teatro Municipal de Queimados - Marlice Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu, às 9h e 15h, com, a peça A Revolta dos animais. Inédita em festivais, a peça conta a história de quatro animais que decidem fugir de seus patrões opressores e formar um grupo musical.  Um clássico do teatro infantil recheado com belas e animadas canções.  Um espetáculo vibrante e que encanta as crianças de todas as idades, convida a embarcar nesta aventura rumo à cidade grande, passando a mensagem de que a união faz a força. Os ingressos na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697 e Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos. Telefone: 3698-6680. Classificação livre.



Mulheres de Nelson
A peça Mulheres de Nelson do grupo CETA também se apresenta no Teatro Municipal de Queimados - Marlice Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu, nesta quinta, 11/09, às 20h. A peça é uma adaptação livre de fragmentos textuais de algumas de suas personagens femininas e depoimentos do dramaturgo, a partir de uma leitura pessoal sobre sua visão do Amor. A partir de fontes como: a Teoria Expressionista, Teatro da Crueldade (Artaud) e a dança japonesa do Butoh (Kazuo Ono), a peça percorre os labirintos do “primordiu” do Pecado Original cujo mito é fundamental para construção do titulo de Anjo Pornográfico dado a Nelson Rodrigues na sua trajetória artística. Duração: 90 Minutos.O teatro fica à Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu. Classificação 16 anos.  Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Secretaria de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697 e Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos. Telefone: 3698-6680. Classificação 16 anos.

Sexta– 12/09 – Peça - Na Pancada do Ganzá

Nesta sexta, 12/09, é a vez do espetáculo Na Pancada do Ganzá do Laboratório Cultural que entra em cena, às 9h e 15h no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu. A peça é uma livre adaptação teatral em forma de cordel do universo de Ariano Suassuna e utiliza elementos da cultura popular brasileira. A história é narrada por um grupo de Quadernas/Anjos. Os personagens ganham vida através da farsa nordestina utilizadas pelos atores em cena. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente somente na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697. Classificação livre.




Peça - Até que a morte nos prepare
A peça Até que a morte nos prepare da Cia Dom Real também será apresentada nesta sexta, 12/09, às 20h no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu. A peça conta a história de uma família de crentes que faz tudo ao contrário ao que manda a bíblia. De uma forma bem cômica a morte resolve fazer uma visita a essa família, é então que o bicho pega, porém a morte resolve levar alguém. E agora quem vai morrer? Os ingressos podem ser retirados gratuitamente somente na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697. Classificação: Livre.

Sábado - 13/09 – Peça - A caminho de Belém, a cidade que tudo tem
A caminho de Belém, a cidade que tudo tem da Cia Código abre o dia de apresentações do 6º Festival de teatro neste sábado, 13/09, às 11h na Praça do Fórum Municipal. Rua Otília, SN, Centro. A peça conta a história da menina Lúcia que, hipnotizada pelos comerciais do programa que assiste, acaba indo parar em outro lugar. Lá, ela encontra uma trupe de teatro que deixa para trás uma bailarina com sua perna quebrada. As duas vão enfrentar as agruras de um caminho desconhecido para chegar até a cidade de Belém, a cidade que tudo tem. No percurso, encontram um senhor ranzinza que é dono de um vagão que as levará até a tal cidade, um menino aficionado por videogames, um guerreiro medroso, a misteriosa dona da árvore e uma dupla bem atrapalhada. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente somente na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697. Classificação livre.

Amorosa -  Uma pequena cidade no coração do Brasil
Ainda neste sábado, 13/09, o 6º Festival de teatro de Queimados apresenta a peça Amorosa -  Uma pequena cidade no coração do Brasil do grupo Fática Café, às 20h no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu. Na peça dois atores e trinta bonecos representam todos os habitantes da pequena cidade de Amorosa. São personagens característicos como a prefeita da cidade, o dono do botequim da esquina, as fofoqueiras debruçadas nas janelas, as mocinhas namoradeiras, as meninas tímidas do colégio interno, o padre, a beata, o capitão e tantos outros. Eles criam o ambiente de interior e revelam suas peculiaridades. Classificação livre. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente somente na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697.
Domingo – 14/09 - A Gaiola das Louca
Fechando a primeira semana de espetáculos do 6º Festival de teatro de Queimados, a peça A Gaiola das Loucas do grupo Silhueta Produções, que será apresentada às 20h no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Vila Pacaembu mostra uma boate com apresentações de travestis. O clube é administrado por um casal homossexual, a vedete Zazá e George. O filho do último resolve levar a noiva, filha de uma família tradicional, para conhecer os seus pais. O casal tenta esconder seu estilo de vida, mas a situação complica quando a moça leva o pai, um deputado conservador, para jantar com os novos parentes. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente somente na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697. Classificação 14 anos.




OBS: A partir desta terça, 09/09, já Será possível antecipar as sinopses das próximas semanas. 

Links de vídeos de algumas peças
 Na pancada do Ganzá desta primeira semana. Este e apresenta na sexta, 12/09
https://www.youtube.com/watch?v=84gf4ADsMcs
A Caminhos de Belém da Cia Código se apresenta neste sábado, 13/09
https://www.youtube.com/watch?v=gXoe8sPrcBg
Amorosa - Uma pequena cidade no coração do Brasil do grupo Fátima Café que se apresenta também no sábado, 13/09
https://www.youtube.com/watch?v=5QQ3vn3VGjI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.