segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Queimados comemora o dia do surdo

 Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio

O único Centro de Interpretação de Libras do estado está instalado no município 

Através de uma Lei Federal o dia 26 de setembro foi instituído nacionalmente como o dia do surdo. A data lembra a luta para difundir a linguagem do público e a necessidade de avanço nas conquistas para os deficientes auditivos. Para comemorar a data e incentivar a disseminação das políticas públicas  voltadas à essas pessoas que somam mais de 50 mil em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, o Centro de Interprete de Libras, CIL, instalado em Queimados, realizou uma cerimônia em sua sede, na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania (SEMDHEPROC) em Queimados,  distribuiu cerca de mil fitas azuis, que é a marca do movimento, e reuniu surdos para uma programação totalmente voltada às suas necessidades. 

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho, explicou que o único instrumento para as políticas voltadas a esse público foi implantado em Queimados para auxiliar toda a região metropolitana. “Temos cerca de 50 mil surdos em toda a Baixada Fluminense e Queimados conquistou o único CIL do estado por ser o município que oferecia as melhores condições. E tenho a honra de ter o instrumento instalado em nossa secretaria, que tem o objetivo de atender as pessoas que mais precisam e dar todo o suporte necessário a eles. Conquistamos também o CEAM, que atende às mulheres em situação de vulnerabilidade, o centro LGBT, que será inaugurado em breve, e o Centro Dia, que será a primeira casa de passagem para deficientes do Brasil que começará a ser construído em breve. Fico feliz de participar de um governo que está mudando a história de Queimados, que cuida, não só do estrutural mas também do cuidado com as pessoas, especialmente aqueles que mais precisam”, destacou.

A coordenadora do CIL, Graciete Telles, explicou como funciona o centro  e como os interessados podem procurar a ajuda. “O CIL funciona de segunda a sexta na sede da  SEMDHEPROC das 9h às 17h para atender todos os surdos da região, para acompanhamento em espaços públicos em que eles precisem de interpretação de libras, contamos, inclusive com um automóvel para o transporte até esses locais. Já realizamos mais de 700 atendimentos, e eles acontecem desde entrevistas de emprego a audiências públicas. Todos os que precisarem desse atendimento podem nos procurar e agendar o serviço”, elucidou.

Quem foi beneficiado pelo programa e fez questão de comparecer na programação foi a moradora de Queimados Rosemary Ferraz, surda, que precisava de um atendimento médico mas tinha dificuldades em ir até o serviço, como explica seu irmão Manoel Ferraz. “Precisávamos muito de um atendimento médico, mas eu não conseguia estar presente para acompanhá-la. A coordenadora do CIL nos ajudou até a conseguir a consulta e a Rose pôde ser atendida. Todos que precisarem devem procurar o centro, nós agradecemos muito ao governo do estado e ao prefeito Max Lemos por ter vencido as burocracias para que pudéssemos ter essa ajuda aqui, pertinho de nós”, contou.

Estiveram presentes no evento o secretários da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, e a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, entre outros. O CIL funciona de forma presencial ou virtual, através de webcam via skype, email e facebook, de segunda a sexta na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados que fica à Rua Otília, nº 1495, próximo ao Fórum municipal, telefone 3699-3461. O endereço dos emails para contato com o CIL são cilqueimados@gmail.com e cilrjqueimados@gmail.com. No skype o nome de usuário é cilqueimados e no facebook pode ser encontrado pelo nome “Centro de Intérprete de Libras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.