segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Queimados encerra comemorações à Independência do Brasil



Civilidade, criatividade, organização e beleza invadiram a Estrada dos Caramujos em Queimados e marcaram o fim das comemorações patrióticas alusivas à Independência do Brasil sob o tema “Dando asas à Educação de Queimados”, que foi inspirado no poema de Rubem Alves “Há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas”. As festividades se encerraram no último sábado (13) com o desfile cívico que reuniu mais de 5 mil pessoas e autoridades municipais. O encerramento contou com a apresentação de 16 escolas, a Vila Olímpica, mototaxistas e representantes das secretarias municipais. A programação contou com dois dias de desfile cívico e um concurso de artes que rendeu uma exposição de desenhos, poesias, rimas e literatura em cordel. 

O prefeito Max, ressaltou que comemorar a independência do Brasil é comemorar a independência de todas as cidades do país. “Não há como comemorar a independência do país e não lembrar da independência do nosso município. É importante comemorarmos essa data pois foi a partir deste ato que o Brasil se libertou para crescer e se desenvolver. Nossa cidade também segue o mesmo ritmo quando ao se emancipar conquistou o direito de autonomia e de poder crescer e se desenvolver. Foi a partir deste feito que nosso país e nossa cidade disseram sim ao crescimento e eventos assim solidificam a democracia brasileira”, declarou Max que ao final do evento recebeu o carinho dos Queimadenses ao desfilar com os funcionários das secretarias.

A secretária de Educação, Miriam Motta, parabenizou o esforço de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, diretores e professores. “Nós acreditamos no poder das salas de aula em transformar nossos alunos em pássaros que alçam vôos altos, por isso propomos à rede o tema desse ano para que todos pudessem estar envolvidos nesse mesmo objetivo. E como as escolas estiveram lindas! Dividimos o desfile em dois dias devido ao número de escolas para que pudéssemos encerrar a apresentação na hora do almoço e todos pudessem participar com mais comodidade. Quero parabenizar o esforço de todos para transformar a nossa comemoração cívica em uma linda festa onde podemos ensinar civilidade além dos muros escolares e internalizarmos que o vôo não pode ser ensinado, só pode ser engajado”, comentou.

População marca presença

A família de dona Darci Mendes, que mora no bairro há mais de 40 anos, não perde um desfile cívico e comparece ao evento todos os anos. Em 2014 ela levou, pela primeira vez, o bisneto Gustavo Barbosa de apenas 1 ano. “Acho lindo a festa que as crianças fazem, meus netos sempre desfilaram e agora eu trouxe o Gustavo para ele já aprender sobre a independência do nosso país. Sempre trago minha família para assistir o trabalho lindo das escolas”, contou Darci que estava com sua filha Nanci Mendes e seus netos Guilherme Gabriel, Fernanda Gabriel e Maicon Rodrigues.

Mototaxistas legais

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), também marcou presença no desfile com agentes e viaturas, junto a mais de 100 mototaxistas uniformizados. Os agentes, que também desfilaram na primeira parte do evento, exibiram cartazes com frases como “Crescendo com organização” e “Mototaxista de Queimados também mostrando sua organização. A regulamentação do exercício do transporte por motocicleta é por conta da lei municipal n° 1087/12, onde os primeiros passos já estão dando resultado com o cadastro dos profissionais e uso de uniformes. Desde a definição do recurso, no dia 18 de julho deste ano, a população tem aprovado a medida, com um aumento de quase o dobro do número de pessoas que utilizam o serviço de transporte.

Vestindo a camisa

A família do prefeito Max Lemos marcou presença no evento e participou ativamente do desfile recebendo o carinho dos munícipes. Rafael, Carol e Luisa Lemos, ganharam uniformes da Secretaria de Ordem Pública e desceram na avenida para desfilarem com o pai e a mãe, a primeira-dama Ana Paula Lucas e esbajaram simpatia e fofura. Os herdeiros, que são tri-gêmeos, tem quatro anos e ficaram super a vontade com a população distribuindo sorrisos e abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.