quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ações do Outubro Rosa continuam em Queimados

Texto: Dine Estela | Fotos: Jéssica Moreira e Dine Estela 

O Dia “D” de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa aconteceu nesta quarta, 29/10, na Praça Nossa Senhora da Conceição. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Queimados mais de 400 mulheres entre 9h e 12h com encaminhamentos para a mamografia, preventivos, aferição de pressão arterial e medição de glicose, além da distribuição de 400 folderes e 2.880 preservativos.  
A ação contou ainda, com o apoio de vários programas de saúde que auxiliam para melhorar a saúde, não somente das mulheres, mas de todos os cidadãos, explicou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina. “Através do projeto Saúde em Ação, temos levado as ações de prevenção até as comunidades, no intuito de facilitar a vida dos cidadãos e diminuir a demanda reprimida nas ESF - Estratégia de Saúde da Família e UBS – Unidade Básica de Saúde. Este trabalho tem obtido um resultado muito positivo”, observou.  
Segundo a Diretora do Departamento de Atenção Integral à Saúde, Elaine Pereira Rezende,  as ações continuam ao longo do ano, com várias palestras nas Unidades de Atenção Básica à Saúde, além dos exames de preventivo e mamografias que são realizadas pela própria rede municipal de saúde. O agendamento é feito através das ESF e UBS.
Dona Sebastiana Aparecida, moradora de Austin, distrito de Nova Iguaçu tem 76 anos e fez o exame de mamografia apenas uma vez na vida e o preventivo há mais de 10 anos, mas depois de perder uma filha de quase 50 anos com câncer de mama e ficar responsável por cuidar dos quatro netos e um bisneto, sua preocupação com a doença aumentou e aproveitou a oportunidade de buscar ajuda profissional para se precaver.
Segundo Dona Sebastiana que estava fazendo compras no município, a oportunidade chegou em boa hora. “A realização dos exames é tão burocrática que a gente acaba deixando para depois. Mas já que aqui em Queimados estão facilitando, não vou perder a chance”, disse.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2014 são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. E isso pode ser evitado com um simples autoexame de mama durante o banho. É super simples e pode detectar qualquer tipo de tumor ainda no início, o que aumenta as chances de cura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.