terça-feira, 7 de outubro de 2014

Lugar de louco não é no hospício

Encontro intersetorial  acontecerá no próximo dia 20/10 no CELT em Queimados
Texto: Dine Estela | Fotos: Felipe Bragança

A nova política nacional antimanicomial preconiza que o lugar ideal para as pessoas com transtornos mentais, os conhecidos “loucos” efetivamente não é no hospício. A Reforma psiquiátrica que combate a internação recorrente há 400 anos está sendo debatida em várias regiões do país e na última terça, 07/10, Queimados recebeu a  Coordenadora Estadual de Assistência Psicossocial, Mônica Fornazier, para um debate entre os profissionais da área no CELT – Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Em voga: a pactuação do município para a ampliação da rede de assistência através dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Segundo senso realizado pelo Governo do Estado, de março 2014 a cidade tem uma vitória a ser comemorada já que conseguiu zerar o número de pacientes encaminhados para estes hospitais.
Além de Gerênte Estadual de Saúde Mental, Mônica Fornazier também é mestre em psicologia e sempre promove seminários para os profissionais da área. A mestre em  realizou um debate sobre o assunto para troca de experiências. “Nesta área sempre nos deparamos com situações inusitadas e a troca de experiência é fundamental para que o atendimento seja cada vez mais qualificado”, observou. Mônica destacou ainda, que a política manicomial é algo próximo do fim no país. “Temos um programa nacional a seguir e que preconiza o fim dos hospícios onde os pacientes não são tratados e sim, “mau tratados”. Com a medicação adequada e um acompanhamento dos Centros de Atenção é possível ressocializar estes pacientes, mesmo nos casos mais agressivos”, garantiu.
Além dos tradicionais CAPS e Residências Terapêuticas, a cidade já conta com o CAPSI (atenção infantil) e CAPS AD (álcool e outras drogas), e está se preparando para criar os seu CAPS 3, contou a subsecretária de Atenção à Saúde, Maria Betânia. “Para ter um CAPS 3, é preciso oferecer uma contra partida que significa o local com toda a estrutura, profissionais contratados pelo município, além de um coeficiente populacional maior, mas nós estamos neste pleito”, destacou.  

No próximo dia 20/10, em horário a ser definido, a cidade estará realizando um novo seminário intersetorial para apresentação dos avanços e lutas nesta área, explicou a coordenadora municipal, Tânia Oliveira. “Neste Fórum iremos criar um protocolo de urgência e emergência a ser seguido em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF”, explicou. O encontro irá acontecer no CELT. Av. Maracanã, s/n, Vila Pacaembu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.