quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Professores de Queimados são capacitados para atuar em creches


Município vai ganhar mais duas unidades até o final do ano


Beneficiar crianças dando suporte e estrutura através de reformas em creches e capacitar professores no ensino às crianças em todo o Brasil. Esse é o objetivo dos projetos “Creche para Todas as Crianças & Crescer Aprendendo” idealizado pela Fundação Abrinq - Save The Children e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Queimados. Desenvolvido desde 2012 na cidade, o projeto de terceiro setor patrocinado pela Procter & Gamble (P&G) nos estados onde atua contou com um seminário que formou nesta quarta-feira, dia 09, mais de 60 professores da rede de Educação Infantil. Os professores foram capacitados para desenvolver a aprendizagem infantil através de atividades lúdicas como brincadeiras, jogos, leituras e interação com as crianças.  



O projeto de iniciativa privada voltado atua em três estados, nas cidades de Itatiaia (RJ), Queimados (RJ), Seropédica (RJ), Rio de Janeiro (Capital), Louveira (SP), São Paulo (Capital) e Manaus (AM). Ao todo, 13 creches e 10.398 crianças foram beneficiadas pela Fundação. Queimados foi mais uma cidade beneficiada com a capacitação dos seus professores, coordenadores pedagógicos, além da reforma e adequação de equipamentos das creches conveniadas Estrela Maior (antiga Iracema Garcia), no bairro Ponte Preta, em 2013, e do Instituto Educacional Nossa Senhora de Aparecida (Iensa), no bairro Belmonte, reformada neste ano.   



Para a secretária municipal de Educação, Miriam Motta, a parceria com a iniciativa privada é importante para o desenvolvimento da educação infantil na região já que a cidade possui três creches até o momento. “Essa parceria foi fundamental para adequação e a estrutura das nossas unidades infantis. Com apoio desses parceiros, agora os pais já podem contar com duas creches reformados onde podem deixar seus filhos para ir trabalhar. As unidades receberam materiais didáticos, brinquedos novos e produtos de higiene infantil. Além disso, inauguramos nossa primeira creche municipal Clotildes Martins Lemos, no bairro São Jorge, que antes era uma das regiões com menores índices de desenvolvimento humano (IDHs). Ela tem capacidade para atender quase 50 crianças”, comentou ao lado da coordenadora de Educação da Fundação Abrinq, Amélia Bampi.   



Mais creches



Duas novas creches serão inauguradas até o final do ano na cidade. Uma delas será uma unidade do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que será construída no bairro Belmonte. A unidade terá capacidade para acolher 120 crianças no período integral ou 240 durante meio período. Com recursos municipal e federal, a creche vai atender crianças de 0 a 4 anos e terá em seu espaço salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas e recreativas. A segunda será a reabertura da creche municipal Iracema Garcia, no bairro Vila do Tinguá com capacidade para 50 crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.