terça-feira, 28 de outubro de 2014

Queimados encerra Outubro Rosa nesta quarta

Circo Baixada irá divertir as crianças enquanto as mães cuidam da saúde

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrósio e Felipe Bragança

As ações em alusão ao Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde em Queimados terminam nesta quarta, 29, na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h. O evento que ocorreria nesta sexta, 31 fora antecipado por conta da mudança do feriado do funcionalismo para este dia. Nesta quarta irão acontecer panfletagens e a participação de todos os programas da Vigilância em Saúde como Tuberculose, Tabagismo, Hanseníase, entre outros, porque se tratam de doenças que podem facilitar a ocorrência do câncer de mama.

A ação também irá contar com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, pesagem e medição para o Programa Bolsa Família. Além disso, haverá vacinação contra o HPV (de 1ª e 2ª dose), encaminhamento para exame de mamografia e coleta de preventivo. As atividades que dão ênfase às ações de prevenção ao câncer de mama vêm acontecendo durante todo o mês de outubro nas USBS - Unidades Básicas de Saúde e nas ESF – Estratégias de Saúde da Família através de palestras, tendo como objetivo informar a população sobre a prevenção.

Para facilitar a vida das mamães, a Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, convidou o Circo Baixada, que realizará apresentações de malabares no local. “Enquanto a mãe cuida da saúde, as crianças se divertem. Não precisa faltar porque não tem com quem deixar os filhos”, observou a secretária.

A secretária alerta ainda, que a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença. “Estamos trabalhando para que as mulheres tenham o máximo possível de informação a fim de diminuir os casos. A Secretaria vem realizando ao longo do ano, várias palestras nas ESF e UBS.” destacou.

Em 2014 são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. E isso pode ser evitado com um simples autoexame de mama durante o banho. É super simples e pode detectar qualquer tipo de tumor ainda no início, o que aumenta as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.