terça-feira, 7 de outubro de 2014

Queimados realiza Festival de Folias de Reis neste sábado

Cultura milenar que está sendo esquecida

Texto: Dine Estela | Fotos: divulgação

Rituais, mitos e muita fé giram em torno da milenar tradição das Folias de Reis. No entanto, esta cultura vem sendo extinta ao longo dos anos. Hoje a Baixada tem apenas 31 e já chegou a ter mais de 80 folias. Queimados ainda consegue manter uma folia em atividade, a Boas Novas de Belém que está promovendo o 13º Festival no próximo sábado, 11/10, com a intenção de manter viva a tradição. O “encontrão” acontecerá na sede da Folia, à Rua Maria Roraima, 59, Vila Guimarães e este ano receberá o respaldo da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo o secretário de cultura, Marcelo Lessa este será um termômetro para o festival municipal de folias. “Estamos nos preparando para mais esta empreitada na cultura. Vamos realizar o nosso 1º Festival Municipal de Folias de Reis, com vistas ao resgate desta cultura milenar no país”, destacou.
O diretor de patrimônio da folia Boas Novas de Belém, Thiago Mauro recebeu a notícia com alegria e grandes expectativas. “Sempre lutamos pelo apoio do poder público para manter viva esta tradição na cidade. Estamos muito felizes com atenção do secretário de cultura e do prefeito Max Lemos”, enfatizou.
Um pouco de história
A única folia de Queimados, Boas Novas de Belém, conta com 60 componentes entre cantores e músicos que tocam instrumentos, em sua maioria, de percussão e artesanais, diferente da sanfona, gaita e viola muito utilizada pelas outras folias. O presidente Ataíde de Souza, o Nego, participa desde os cinco anos de idade destes grupos. Seguiu a folia do Seu Pinheiro de Austin e a folia do Antônio Mineiro. Depois do falecimento do seu Antônio, Nego criou a folia de Queimados há 9 anos.
Origens
De origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, elas percorrem o Brasil de 24 de dezembro, véspera do Natal a 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Seja para cumprir uma promessa, por admiração ou simplesmente costume. O fato é que uma folia sempre arrasta multidões. As cantadas lembram um carnaval fora de época, mas estão ali para contar a história da vida de Jesus Cristo, da perspectiva da andança dos Três Reis Magos que buscaram por Jesus, o reconhecendo como o novo Rei dos Judeus e levando oferendas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.